Momentos dos Delírios

Ficha Técnica
    Autor: Melissa Souza
    Editora: Ryoki Inoue Produções
Essa é uma resenha difícil, pois não há muito o que explicar da história sem fornecer spoiler.

Em Momentos dos Delírios conhecemos Duda- 18 anos, virgem, bom aluno e dedicado a família-, Verônica- 16 anos, amante de festas e funk, adora beijar na boca e ganhou fama de galinha- e seu grupo de amigos. Através deles, vários temas são apresentados, como: sexualidade, respeito e falta de respeito próprio, gravidez na adolescência, rebeldia, homossexualidade, drogas, AIDS, rachas, bebibas, transtornos alimentares…  

É um livro para ser lido em uma sentada só, pois é muito pequeno e não deixa de ser interessante. Apesar disso, eu dificuldade com alguns erros de ortografia, além da narrativa corrida e compartilhada. Em geral, eu gosto de conhecer diferentes visões da história, mas dessa vez não funcionou.

Sabe quando alguém tem várias ideias interessantes e quer contar tudo de uma vez? Acho que foi esse o caso da autora ao escrever o livro. A história ficou muito sobrecarregado, com vários temas fortes, que poderiam- e deveriam- ser mais desenvolvidos. Foram muitos assuntos para poucas páginas. Por esse motivo, como leitora, não consegui me envolver com nenhum drama e criar empatia com nenhuma personagem. 

Eu não vivi a maioria desses conflitos na adolescência, mas acredito que muitos jovens vão gostar e se identificar com o livro.  Não há como negar que é bem polêmico. 

Pela ousadia e coragem, eu parabenizo a autora. A Melissa tem apenas 17 aninhos (?) e esse foi apenas seu primeiro livro. Espero que use as críticas de forma positiva e que só ajude a melhorar as próximas obras que com certeza virão. 


SOBRE A AUTORA DO POST:

BiiaPri é carioca, futura advogada, nascida sob o signo de escorpião e ascente em áries. É dinâmica, criativa, teimosa tão desastrada que até um copo d'água sobre em sua mão. Ama cães, verão e salto alto. Detesta gente puxa sacos e tem pavor de gente muito boazinha. É uma devoradora de livros em constante mertamofose... Saiba mais sobre a Pri Clicando Aqui

16 comentários:

  1. Estou lendo esse livro também, mas estou bem no começo ainda... Estou gostando, mas ainda não me empolguei com a história. Tb gosto de narrações com diferentes personagens, mas vamos ver o que vou acabar achando dessa ;)

    Gostei da sinceridade e espero mesmo que a autora use-as. Mesmo tendo lido pouca coisa por enquanto, já dá pra notar que a Melissa escreve bem!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu não conhecia o livro, mas autora foi mesmo corajosa em abordar tantos assuntos polêmicos e difícei em sua obra de estréia, ainda mais sendo tão jovem!
    Pena que ela acabou não desenvolvendo tão bem, mas fica a crítica construtiva!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Por ela ter 17 anos, já está de parabéns! :D
    E eu acho que eu leria esse livro sim!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas :)
    Ainda não conhecia esse livro e, caramba, a autora é bem jovem né?
    Tomara que nos próximos livros ela consiga desenvolver melhor a estória, mas já está de parabéns, pois só quem escreve sabe o quanto é difícil escrever.

    Beijos
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  5. Ao meu ver, a história tem de tudo para ser muito boa, mas como você disse, às vezes a autora se atrapalha ao narrar aquilo tudo de uma vez só, com pouco espaço entre os acontecimentos. Isso faz com que a leitura fique muito sobrecarregada, e eu considero isso um verdadeiro obstáculo em algumas leituras. Isso tudo somado aos erros de ortografia, que poderiam ser melhorados com uma melhor revisão antes da publicação.

    Mas é com os erros que aprendemos!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Pri!!! Adoro as resenhas daqui pois são bem sinceras e imparciais... Não sei se leria o livro... Pelo o que foi dito aí, acredito que eu também não tenha passado por muitos transtornos na minha adolescência, mas só o fato da autora ser tão nova e ter tanto gás pra escrever já vale pelo menos conhecer o trabalho. Sucesso pra ela!
    E pra vcs!
    Tem selinho lá no Redenção pra vcs!
    Bjos e boa terça!
    Lilo

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi falar neste livro, mas parece interessante!!bjs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Pri!
    Não conhecia esse livro. Envolver vários temas polêmicos, realmente precisa ter espaço para desenvolver, poderia ter sido uma série ou coleção. Mas a crítica construtiva sempre ajuda, e muito!
    Adorei a resenha!
    bjs
    Dri

    ResponderExcluir
  9. Pri... sobre o coments lá no Redenção...
    Minina vc sabe que eu tbm já fiz teatro amador?! E amei! E eu descobri esses dias que minha mãe queria que eu seguisse carreira rsrs, ela veio me dizer isso agora, depois de 4 anos de facul de marketing...
    Mas quem sabe um dia dá uns cinco minutos na gente e não nos encontramos no projac? heheuheuheu
    Bjos e obrigada pela visita
    Lilo

    ResponderExcluir
  10. Eu também não conhecia o livro! Acho que só uma adolescente poderia dizer com mais exatidão os dramas vividos na adolescência, né?! Acho que não faz o meu gênero, e graças à Deus, não estou passando por esses transtornos agora! haha Beijos,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  11. Ei Pri,

    Este eu passo, pela resenha acho que não iria gostar muito. Tbm não gostei da capa, achei estranha. Mas fiquei boba com a pouca idade da autora. O.O

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  12. Realmente, muitos temas, ela poderia ter explorado muito bem, porque há muita coisa.
    Mas valeu a intenção, com certeza, e há tempo para aprimorar, com certeza!

    Beijinhos!

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  13. Olá, sou a autora do livro e tenho o direito de comentar a resenha para as pessoas não ficarem com uma má impressão dele, certo?

    Esse livro me deu certo trabalho. Eu escrevi tudo a mão, depois passei para o computador, li e reli, fiz todas as alterações necessárias e blá blá blá. Eis que, por culpa de um vírus, o livro foi deletado. Fiquei super mal, mas recomecei a digitá-lo usando o rascunho que tinha feito a mão. Assim que conclui, não tive a mesma paciência e empolgação para corrigi-lo novamente, então enviei-o para a editora certa de que eles fariam todo o serviço. Fizeram um bom serviço, creio eu, mas não o suficiente para eliminar todos os erros. Apesar de que, se não me engano, grande maioria são erros de digitação.

    Quanto a narrativa corrida, bastante gente reclamou disso, mas acredito que, apesar de que o livro poderia ter ficado melhor se eu desenvolvesse mais os conflitos, isso não influenciou no ponto de vista de algumas pessoas. Afinal, meu principal objetivo era criar um livro para aqueles que não gostam tanto de ler e que tenham uma vida mais agitada, e acho que alcancei minha meta, pois até meu irmão que mau lia conto leu o livro em um dia só, entre outras pessoas.

    Pretendo fazer um segundo livro, onde tais assuntos tornaram a ser citados e desenvolvidos.
    Beijocas,
    Meh

    ResponderExcluir
  14. Então Pri, quando você citou todos os assuntos que são abordados no livro fiquei chocada. A lista não é das menores. Isso realmente pode atrapalhar na hora de colocar a mão na massa, precisaria de um livro mega grande para conseguir escrever bem cada um dos conflitos.
    Isso de "quando alguém tem várias ideias interessantes e quer contar tudo de uma vez" é a coisa mais acontece com todos nós que gostamos de escrever.
    Já ouvi muito por ai a frase: AS VEZES O MENOS É MAIS!

    Achei a Melissa corajosa pela escolha dos temas. Na hora que escrevemos algo sempre bate aquele pensamento:"Nossa, um dia meu pai e minha mãe podem vir a ler o que eu escrevo e tal..."

    Mas bem... Pela resenha esse livro me lembrou os livros paradidáticos, livros juvenis que eu adoro até hoje. Tanto pelos assuntos abordados quanto pelo tamanho dele. Realmente como a autora justificou o tamanho do livro é tudo para os leitores de primeira viagem.

    Gostei muito também da justificativa da autora nos comentários. E senti uma dor no coração quando ela falou que tinha perdido tudo. Computador 'dando pau' nos infarta! Que bom que superou as dificuldades, limpou a poeira e seguiu em frente refazendo tudo. Força de vontade com certeza não te falta!

    Boa sorte para os novos projetos e Meninas doo Blog um abração e adoro sempre dar uma passada por aqui!

    ResponderExcluir
  15. O livro parece bem legal!
    Fiquei interessada nele :)

    É muito bom um livro que podemos nos identificar com os personagens.

    Ótima resenha!

    Beijos

    @MissLizzyAngel

    ResponderExcluir
  16. "Pela resenha esse livro me lembrou os livros paradidáticos, livros juvenis que eu adoro até hoje. Tanto pelos assuntos abordados quanto pelo tamanho dele. Realmente como a autora justificou o tamanho do livro é tudo para os leitores de primeira viagem."

    Obrigada Bia! Você traduziu em palavras o fundamento do livro.
    Beijocas

    ResponderExcluir

Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!!!

Os comentários são moderados e não serão aceitos aqueles que contrariarem nossa política de comentáriosI, apresentando termos ofensivos ou spam.

Caso esteja interessado em parceria ou queira um contato por e-mail CLIQUE AQUI

Retribuiremos a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...