Com a boca no trombone #6- Livros Calientes!














Pessoas, vamos colocar a boca no trombone mais uma vez para compartilhar todas as opiniões?! Eu quero todo mundo comentando, hein! 

CONFIRA OUTROS POST COM A BOCA NO TROMBONE- CLICANDO AQUI


Una historia caliente!!!

Há alguns dias, eu estava conversando com algumas amigas blogueiras pelo twitter- beijos meninas- e acabou surgindo o assunto polêmico que inspirou o post:  literatura picante!

Ao refletir um pouco, é fácil perceber que sexo é assunto recorrente em livros conhecidos. É um grande engano pensar que o tema só é abordado em livros eróticos. Basta folhear exemplares dedicados ao público YA (jovens adultos) ou até mesmo clássicos da literatura, para encontrar o assunto com riqueza de detalhes.

Quantas escolas já exigiram a leitura de O Cortiço, livros de Jorge Amado e tantos outros??! Há apelo sexual até mesmo nos originais contos de fadas.

É inevitável lembrar que hoje somos bombardeados por todos os tipos de informações desde muito cedo. Se nos tempos de nossos pais, a juventude era relativamente inocentes, hoje é bem diferente. 


Na atualidade, em que as informações circulam desde muito cedo, qual o impacto do sexo na literatura?



Eu tenho a sorte de ninguém meter o nariz nas coisas que eu leio. Nunca tive nenhuma censura- fato que facilitou bastante a minha vida de leitora- e mesmo assim, nunca fui influenciada por nada que li.

Quando eu pego um livro sabendo que é hot, nada me espanta(confira aqui A casa dos budas ditosos e 100 escovadas antes de ir para cama).  Só fico surpresa quando pego um livro indicado para o público mais jovem, infanto juvenil e YA, e me deparo com cenas que nem de longe imaginaria encontrar ali. Embora não me choque, eu acho que pode chocar muita gente e por esse motivo, a sinopse deveria expôr a verdade, afinal, ninguém é obrigado a ler o que não quer.

Quando eu tinha 13 anos, ganhei de presente o livro Garotas são demais e garotos são de menos e Confissões de Adolescentes. Esses foram livros que eu li com gosto, porque os temas me interessavam e tratavam os assuntos, com naturalidade e de uma forma engraçada. Acho certo quando os pais controlam a leitura por achar que os filhos não tem maturidade para conhecer conteúdos mais forte, mas é bom não exagerar. Curiosidade é praticamente incontrolável para alguns e  a  internet está aí, minha gente!

Nunca sofri nenhum tipo de censura aqui em casa por ler alguns livros com um conteúdo mais picante. Na verdade, meus pais nunca me proibiram, mas também não incentivaram, é claro. Minha mãe sempre leu os mesmos livros que eu, inclusive os picantes e mesmo assim nunca proibiu. Acredito no fato de que, proibindo algo que está tão visível, até mesmo na televisão em um horário que a  maioria das crianças ainda estão acordado, não vai mudar o conceito que uma pessoa tem sobre sexo, isso, pelo menos, se ela tiver alguém que lhe possa explicar sobre esse assunto tão difundido mais que ainda é um grande tabu.

Eu já li muitos livros com conteúdo hot, quem nunca leu né? (Linda Howard, Candance Camp, Nora Roberts). Mas acredito que na sinopse, deveria vir um aviso, indicando que aquele livro tem algumas cenas não indicadas para menores, como em filmes que tem a classificção etária, porque não é todo mundo que tem uma mente aberta ou até mesmo que não goste e não se identifique com esse tipo de leitura.

Mas, de verdade... se eu tivesse um filho, eu deixaria ele ler, de qualquer modo ele iria acabar lendo escondido e acredito que essa não seja a melhor forma de resolver essa situação.
 
E você, o que acha sobre o assunto?
Já leu ou leria literatura picante?
Censura ou Censuraria a leitura dos filhos?
O que acha de livros YA que tratam de sexo?


Para quem curte, 
Promo só para maiores- Participe!

39 comentários:

  1. E você, o que acha sobre o assunto?

    Já leu ou leria literatura picante?
    Nuca li um livro em si! Mas leria com toda certeza! só nunca acho um livro realmente bom com tal tema s:
    Censura ou Censuraria a leitura dos filhos?
    depende da sua idade! aos 16 acho que ele ja teria esse liberdade..
    O que acha de livros YA que tratam de sexo?
    Não! totalmente não! YA é MUITO mais que isso! e alguns nem mesmo TEM!
    uu
    amei o post! beijinhos!
    http://addictiveworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Já li O cortiço e Já Li o livro e vi o filme Eu, Crhistiane F.
    Na verdade nem achei nada demais..existe por aí livros bem mais picantes que estes. O Jorge Amado era bom em apimentar suas obras. Que o diga Tieta.
    Não censuraria, pois sensura tem idade e idade para se ter acesso a esse tipo de leitura "aparentemente" é 18. A verdade é que nossos adolescentes estão vivendo uma era onde são bombardeados diariamente por informações,. ou seja, podem até não estarem preparados cronologicamente para ler esse tipo de livro, mas psicologicamente sim. Acho que depois dos 12 anos de idade nada mais causa tanto espanto!

    Ótimo post

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei o que eu acho sobre isso, porque, tipo, eu só tenho 13 anos '-' Mas meus pais não ligam, mas só li um livro PICANTE. Tem em alguns livros que meio que fala alguma coisa, mas também não me choco, nem nada.
    Eu deixaria sim, meus filhos - quando eu tiver - ler uma coisa assim, não toda hora kk mas deixaria, meio que pra ter uma noção. Mas também explicaria tudo para não ficarem ''assustados'', creio que não ficariam haha

    Beijinhoos*: http://bookandcupcake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Leio Nora Roberts, Candace Camp, Linda Howard e JR Ward. Li o primeiro romance "de banca" com 13 anos. Era um romance histórico da Nora Roberts... E foi meu pai quem me deu o livro.

    Não censuraria meu filho/filha por querer ler qualquer um desses livros desde que ele/ela tenha maturidade mental para o mesmo.

    Não acho que seria muito util colocar classificação etária ou q o livro é proibido para menores pq tem muito menor de idade que tem mente aberta o suficiente para ler a tal cena.
    (da mesma maneira que alguns maiores de idade odeiam livros com cena de sexo)

    Vai do gosto pessoal de cada um e, no caso dos livros, a pessoa pode simplesmente parar de ler neh?

    YA Books são para ql idade? (pergunto por que não sei mesmo)
    16 anos em diante neh?

    Acho que um jovem de 16 anos já está exposto a situações que envolvem sexo, drogas, volência - é só ligar a tv. Não vejo problema com esses temas nos YA desde que tenha algo na história que motive isso.

    Bom, meu comentário ficou gigante, mas amo palpitar nessa sessão do blog xD

    teh mais

    teh mais

    ResponderExcluir
  5. Oi Meninas
    Confesso que gosto desse tipo de livro, e leio mesmo, mas acho que não me espanto porque já tenho 20 anos, se fosse mais nova, talvez não leria com os mesmos olhos. Meus pais não censuram porque acho que nem imaginam que leio esse tipo de livro, pq. se imaginarem to frita, ahuahauhau, eles são bem conservadores sobre esse assunto!
    Concordo com a questão da tarja indicativa sobre as cenas picantes, só que isso ia quebrar minhas pernas, já pensou, meu pai lendo "inapropriado - Cenas picantes" ahauhauah, fico só imaginando a cara dele! akaokaoka

    Bju

    Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  6. MENINAS adorei a matéria estão de parabéns!

    Já li livros, picantes e não vejo problema nenhum na leitura com esse tom mais "Sexual" isso vai da cabeça de cada um.

    Eu não sensuraria livros ao meus filhos mas eu saberia quando deixar eles lerem algo mais picante. Prefiro que eles procurem saber do assunto em "CASA" do que fora de casa!

    Amei o post! beijinhos!

    http://anime-daiki.blogspot.com/
    @AngelKiller_

    ResponderExcluir
  7. Eu participei da conversa! HAHA euacho*
    Enfim, eu tenho vergoinha de ler livros adultos, rs por assim dizer. Mas eu leio mesmo, cheia de vontade! rs
    Tenho 17 anos e não tenho nenhum preconceito, apesar de achar que algumas pessoas pegam pesado, o Orkut, época de Web Novela me deixou desinibida, mas eu acho que não leria romances homossexuais, eu ficaria enjoadinha... mas sem preconceitos!
    Enfim, acho que é isso! :D
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, já li 100 escovadas antes de ir para a cama, Christiane F., entre outros e eu nunca me senti retraída com isso. Minha mãe nunca me proibiu, porque eu só comecei a ler mesmo ano passado e eu já tinha 13. E, mesmo assim, ela não fica vigiando o que eu leio. Ela até comenta comigo kkkkk
    Acho que essas coisas de ficar olhando o tempo todo deixa a pessoa de saco cheio e ela pode até desistir da leitura, o que seria horrível. Acho que deveriam ter avisos no canto dos livros ou algo assim também. Evita desentendimentos!
    Ótimo assunto para debater kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ahh, eu estou nas amigas blogueiras?? rsrsr
    Sim, eu leio livros picantes, não é o gênero que eu mais leio... antes nos meus 14 anos era por curiosidade mesmo. Lembro que o 1°livro "quente" que li foi "11 minutos" fiquei escandalizada, ok? rsrs Hj eu levo muito mais na boa.. e como a Pri falou não me espanta mais... só que tem alguns YA muito apelativo.. sei lá. hasuahsuash
    Já questões com minha mãe, affz eu moro de vergonha, ainda tenho 18 anos e ela não conversa muito comigo sobre "sexo", só quando eu comecei a namorar (tempos distantes esses). Mas com certeza hj tenho muito mais maturidade para ler esse tipo de livro.

    Ficou bem legal o post, beijos;**
    Delírios de Salomé

    ResponderExcluir
  10. Eu leio muitos livros com esse tema e confesso q até gosto... quando a autora sabe o q ta fazendo não há porque deixar de ler um livro só porque ele dar mais detalhes (rs)
    Acho q se os pais querem proibir os filhos mais novos de lerem esse tipo livro devem explicar o porque de não poderem lerem, e falar "agora não, talvez quando vc tiver idade suficiente para isso"... ou pelo menos eu faria isso com meus (futuros) filhos muito novos

    enfim... os romances mais picantes são destinados a adolescentes a partir de dezesseis anos então cabe a cada um, tanto os mais novos, quantos os mais velhos, se auto avaliar e saber se tá preparado pra ler isso ou não ;)

    adorei o post! =)

    beijo
    http://cabecadventoo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Adoro este tipo de literatura kkkkk Tipo em qualquer lugar vamos ver o sexo não tem como a gente s esconder.

    Bjkss
    Ká Guimaraes

    ResponderExcluir
  12. Meus pais sempre foram super tranquilos quanto a isso. Sempre me deixaram assistir o que quisesse e ler o que quisesse. Claro que eles não incentivavam quando eu pegava um livro como o do Sidney Sheldon que vc sabe que só por principio vai haver alguma cena de sexo, mas também não arrancavam o livro da minha mão. Minha tia é que sempre fez escandalo com isso e era um saco.
    adorei o post meninas!
    bjs
    Liv
    http://paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Acho que quanto mais natural a forma como o assunto é tratado, tanto em casa quanto nos livros, mais fácil se torna lidar com ele. Nunca fui proibida de ler nada, e também não adiantaria: como vocês mesmas falaram, o tema está em livros juvenis, inclusive. Meu tio quase proibiu uma prima minha de ler O diário da Princesa (uma de suas continuações na verdade) por causa do dilema que a Mia estava passando, sem saber se faria ou não aquilo (como ela trata no livro) com o namorado.

    Concordo com a idéia da faixa, até mesmo para que as pessoas fiquem alertas do conteúdo do título, e decidam se querem ou não ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. OI Olivia, como vai?
    Então, como disse eu nunca tive problemas desse tipo. Meu pai sempre me incentivou a ler Jorge Amado, desde mto cedo e outros tb, mas imagino que deva mesmo ser contrangedor com alguém pegando no pé.

    Ká, eu tb sou super a favor! kkkkkkkkkkkk]

    Então Gabi, tb acho que é tdo questão de criação. Se o adolescente sabe do que se trata, não será influênciado pelo que lê. ACho tb q à partir dos 16 oq encontrar nos livros não será tanta surpresa!

    Salomé, estava sim! rsrsr
    É q os pais nunca se dão conta de que os filhos cresceram e sempre acham que ainda não é a hora de conhecer as coisas como elas são, né...

    Carol, comigo aconteceu a mesma coisa. Meus pais foram super tranquilos e acho que foi o melhor mesmo. É bom sentir um pouco de liberdade!

    Camila, vc participou sim! \o/
    Então, vc mesmo disse, oq não falta na net são sites q disponibilizam esses conteúdos. Qlquer um tem acesso, seja pelos livros, tv ou net! Não adianta nada censurar!

    Angel, tb sou tranquilissima com o assunto. Sempre fui, mesmo qdo era novinha. Eu tb não censuraria meus filhos, acho que não adianta nada! Embora espere q eles só despertem o interesse por esses livros, depois dos 13! kkkkkkk

    kkkkkkkkkk
    Pah, vc está certa! Eu sempre li desde novinha e nunca tive problemas que as pessoas soubessem o conteúdo. Qdo mais nova, eu levava o livro para a escola e emprestava para toda a turma e para os professores tb. A única coisa que me deixa com vergonha é a capa. Se a capa for mto pesada, aí sim eu fico vermelha!
    Acho que realmente, a tarja não iria funcionar.

    Oi Miss, então YA é à partir dos 16 sim, mas sabemos que o interesse por esses livros vem de adolescentes mais jovens também, né. Eu tb não censuraria pq não fui censurada e nem por isso fiz besteiras na vida. Ao contrário.
    Eu nunca li livros de banca, mas já li mto Jorge Amado com 13. Depois vieram alguns mais pesados e encarei td tranquilamente.

    Acho que é um gosto pessoal, né. Há pessoas que não gostam mesmo. Por isso eu acho que na sinopse deveria indicar que há conteúdo adulto.

    Amanda, vc é bem novinha! Aproveite bastante sua idade e leia bastante tb! Aproveite que seus pais não a proibem. \o/

    Marcélia, existem mesmo livros mais picantes. Esses são só para exemplificar que mesmo na literatura clássica há apelo sexual. Exatamente oq vc falou, pois se no tempo de nossos pais pessoas de 13 anos eram criançolas, hoje elas ensinam as coisas para a gente. Maturidade está na cabeça, né...


    Lari, tem alguns ótimos e que passam outras mensagens bem bacanas! Quem sabe algum dia eu faça um post sobre isso! rsrsr

    Obrigada pelos comentários!

    Continuem comentando!

    bJoO

    ResponderExcluir
  15. Bom... o primeiro livro que eu li e que tinha um conteúdo hot foi Capitães da Areia, do jorge Amado. Quando eu peguei o livro para ler eu não tinha ideia de que existia esse tipo de cena no livro, foi minha prima quem me emprestou. Eu fiquei assustada sim, por que eu não imaginava, acho que devia ter uns 12 anos. Quanto aos filhos que eu pretendo ter... acho que eu controlarei até certa idade sim, imagino que chega uma hora em que se é impossível controlar, então eu teria que parar kk. Acho sim que quanto mais se trata um assunto com naturalidade fica mais fácil lidar com ele, fico imaginando qual vai ser a liberdade que o mundo exigirá quando estiver criando os meus filhos, kk, acho que vai ser um pouco mais diferente de hoje. :D

    Beijooss'
    setordaleitura.blogspot.com
    @SetordaLeitura

    ResponderExcluir
  16. Oi meninas :)
    Muito legal vocês tratarem de um assunto como esse!
    Então vamos lá:
    Já li muitos livros que continham algumas cenas picantes, e meus pais nunca me proibiram de nada! Minha mãe inclusive lê também alguns desses livros!
    Mas acho que a questão é se o livro é apropriado ou não, e claro que hoje as crianças já sabem sobre sexo muito mais cedo né!
    Em alguns livros YA há cenas exageradas, mas na maioria dos que leio que são desse tipo, as cenas acontecem na medida certa.
    Eu não censuraria a leitura dos meus filhos! Ler é uma ótima atividade, e acho que não adianta você proibir.
    Além do mais, as próprias escolas incentivam os livros da nossa literatura, que contém cenas fortes, como vocês mesmas citaram :)
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Divulgação: Uma Princesa em Meu Lugar ! Passa lá!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  17. Julia, a mãe de uma de minhas amigas, lia os livros (e filmes) antes dela para garantir de q ela não teria contato com o tema. Eu morria de pena. A minha amiga sofria com isso. Chato, né...


    Ângela, tb acho que a naturalidade é o melhor caminho. Jorge amado tem a narrativa bem apimentada mesmo.


    Nathalia, minha mãe não tem um bom hábito de leitura, mas meu pai lê os mesmos livros q eu. Antigamente eu ele me indicava os livros, hj sou eu q indico. Não tenho problema em compartilhar um livro com ele q tenha algumas ceninhas pesadas. O importante é o contexto e não uma ou outra cena.

    Adorei os comentários!

    Obrigada!

    Continuem comentando!

    BjOO

    ResponderExcluir
  18. Eita!!! Assunto bom pra discussão este, hein!

    Eu leio livros picantes, sempre li, principalmente aqueles de banca (tipo Momentos Íntimos, sabe?). Acho que não tem nada demais e é até bem saudável, atiça a imaginação. Não acho que sexo deva ser tratado com tabu, é algo comum, presente na vida de qualquer pessoa saudável, portanto nada mais normal do que ele estar presente em livros. Mas concordo com vocês que deve haver algum aviso, para que os descuidados não se surpreendam demais,kkkk.

    Nunca tive nenhum tipo de censura dos pais quanto aos livros que eu lia, mesmo porque, ifelizmente, eles não são leitores, e também não pretendo fazer isso com meus filhos, quando chegar a hora certa, eles vão fazer as leituras que estiverem preparados para fazer, e acho que isso flui naturalmente. Por exemplo: a primeira vez que li Capitães da Areia, de Jorge Amado, eu tinha uns onze anos e não dei a menor importância para as passagens que continham sexo, só quando reli o livro, lá pelos 15, é que fui perceber o que se passava pelas areias do Trapiche...
    Ou seja, quando a gente não fica alardeando sexo por aí, ele sempre acontece de maneira natural, é no que acredito.

    Tem promo lá no blog, particepem lá se puderem...

    B-jusssss! ♥
    ;-p

    ResponderExcluir
  19. Hey meninas :D

    Meus pais nunca interfereriram nas minhas escolhas literárias... Os primeiros livros que li com cenas de sexo mesmo foram os de Sidney Sheldon, e eu ainda li na época da escola (lá pelos 14 anos, li por curiosidade mesmo! Confesso que gosto de livros com cenas picantes, rs. Adoro literatura de banca.
    Não censuraria a leitura de livros com cenas picantes aos meus filhos! Isso não foi feito comigo e acho que não adianta proibir... Proibido é mais gostoso não é mesmo?! rs.

    Ótimo post (como sempre)!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  20. Nina, tb acho q não deveria ser tabu, pois é uma coisa mto natural. Até os 11 anos eu lia algumas coisas e nem entendia. Só fui pegar a maldade do q lia com 13.Tdo mto normal.

    Mii, eu tb gosto bastante! rsrrs
    Acho que dá até mais realismo a coisa. Qdo o autor é bom, ele fala sobre sexo sem apelar e tornar a história vulgar.

    Que bom que gostaram!

    Obrigada pelos comentários!
    Adorei!

    Continuem comentando!

    BjoO

    ResponderExcluir
  21. Nossa que postagem inteligente! Parabéns meninas!
    Penso que os livros deveriam realmente vir alertando a faixa etária, assim como filmes, daí quem lê, vai saber do que se trata.
    Já li alguns livros que não sabia que tinha cenas picantes, outros li sabendo que continha. Penso que uma parte desses livros que li banalizaram o sexo. Com isso enchem a cabeça dos adolescentes com várias informações, algumas confusas, outras sem valor algum, bom seria se todos tivessem maturidade de reter o "aproveitável".
    Sou mãe, meu filho tem 4 anos, quando chegar a idade de leituras, sempre irei colocar diante dele os valores que aprendi, mas a decisão final será dele. Proibir sem dar explicações sensatas não vale de nada.

    Novamente parabéns pelo post!
    bjus

    ResponderExcluir
  22. Adorei essa coluna, muito interessante viu!!!!
    Concordo =)
    O Cortiço e Capitaes de areia achei eles fortes e até hoje lembro das histórias e 100 escovadas antes de ir para cama começei a pouco a leitura e tbém tô mega chocada não pela temática mas pela postura da personagem mas enfim parabéns pela coluna =)

    ResponderExcluir
  23. saltitando por poder comentar na minha postagem preferida do blog...*

    Então... Achei interessantíssimo vocês abordarem esse assunto! Normalmente, quase ninguém pergunta a nossa opinião sobre isso. :(

    Bem, o que eu acho...
    Sinceramente, me sinto desconfortável lendo esse tipo de coisa. Na minha casa existe, sim, censura, mas não é nada muito extraordinário. Com o tempo virou opção não ler, entende?
    Acho que o motivo de eu estranhar esse tipo de coisa é porque sou daquelas antigas, uma eterna romântica (mesmo que negue até a morte). :S

    Se eu já li? Hoje em dia é meio difícil você ler/assistir/ouvir qualquer coisa que não tenha algum apelo sexual (motivo pelo qual a libertinagem se espalhou pelo mundo). É óbvio que eu já li - alguns deliberadamente, outros, enganadamente.
    O que eu li que crianças da minha idade não deveriam ler: A Rosa do Inverno e Aprendendo a Seduzir, ambos da Meg Cabot.
    Bem, esses eu li pelo óbvio fato de serem da Meg, e eu AMO a Meg. Apesar disso, não achei os livros aquela coisa, sabe? A Meg escreve daquele jeito leve, mesmo em livros 'hot' assim.

    Agora, uma coisa que eu achei a maior cara da PAU (no bom sentido, ou no melhor sentido, nesse caso) foi o livro Labirinto, da Kate Mosse. Fiquei enchendo o saco da minha mãe até ela comprar ele pra mim (e demorou, ein, porque o negócio custava mais de R$ 40,00)...
    de olho na cena:
    Eu: Mãããããããe, eu quero esse livro!
    Mãe: Nem vem que não tem. Eu compro livro e você lê tudo em meio segundo, assim eu vou à falência!
    Eu: Ah, vai mãe, por favor. Me dá de presente de aniversário!
    É importante saber que ainda faltava tipo uns seis meses para o meu aniversário.
    Mãe: Que mané aniversário o quê, menina!
    *faço carinha de cachorro-abandonado-sem-lar-sem-amor-prestes-a-morrer
    Mãe: Tá. Vou pensar no seu caso.
    Diálogo off


    Bem, depois dessa demonstração das Coisas Inúteis Que Você Pode Mas Não Deveria Escrever Em Um Comentário, devo acrescentar que comprei o livro (após muita, muita, MUITA INSISTÊNCIA). Só que na hora que eu fui ler... Meu, que raiva! Além de um pooooço de chatice, tinha umas partes HORROROSAS nele!!! E na sinopse não tinha UMA LINHA a respeito disso. Minha decepção foi tanta que eu nem terminei o livro, dei pra biblioteca e aí me liguei que podia ter trocado por uma coisa mais interessante... BURRA!
    Acho que todo livro que tivesse essas cenas mais quentes deveria vir com um aviso na sinopse, ou qualquer coisa do tipo, porque é mega chato pra pessoas que não gostam dessas coisas pegarem-se lendo algo assim.
    Quanto à censura para os filhos... Bem,eu já disse que NÃO VOU TER FILHOS, vou PAGAR alguém pra ter pra mim (Deus que me livre de ficar mais feia, gorda e cheia de estrias/celulites/todas-as-coisas no corpo). Mas acho que não seria uma mãe muito pegajosa, não. Eu ia explicar tudo direitinho tim-tim por tim-tim, e aí, se eles quiserem ler...eu expulso eles de casa
    Brincadeirinha ;D

    P.S.: Vcs viram como estou uma pessoa inspirada ultimamente? Comentando pra caramba *orgulho de mim*.

    P.P.S.: Cara, que comentário ENORME! Será que alguém vai ter paciência de ler???? O.O

    P.P.P.S.: Faltou pouco pra eu desistir desse comentário. tenho certeza que a internet está contra mim Ò.ó

    Beijos meninas!!!

    ResponderExcluir
  24. Não li muitos livros com "apelo erótico" e o que li recentemente que me deixou espantada porque não tinha ideia de tais cenas, foi A Vidente. É algo a se pensar sim pôr indicação de idade no livro... Eu adorei A Vidente mas no começo fiquei meio envergonhada por estar lendo, já que não sabia que ele era um tipo de romance de banca.

    =**
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  25. May, então. Acho q ngm é obrigado a ler oq n qr. Por isso o leitor deveria saber do conteúdo adulto antes de pegar o livro para ler. Isso deveria ser indicado na sinopse. Hj em dia, os romances e literatura YA tem explorado bastante a sexualidade. Isso não me surpreende mais.

    kkkkkkkkkkkkkkk

    Debie, ainda bem q vc está inspirada, pq eu adoro seus comentários. Eu rio mto! E pode deixar, q eu leio inteirinho. Ah, qto a net, não sinta-se só. Ela odeia todo mundo! o.O

    Então, é isso q eu acho mesmo. Deve ser mto chato pegar um livro pensando q "A" e perceber q é "Z". No seu lugar eu teria vontade de enfiar o livro na guela da autora #violenta! Afinal, além da grana, vc ainda gastou mto lábia para convencer a sua mãe.

    Qto a prole, eu meu discurso sempre foi igual ao seu. Eu dizia q em vez de filhos eu teria um cacto, q não precisa nem de água para se manter vivo. Hj em dia eu penso em adotar um cãozinho. Evoluí, né! =D Não preciso mais de crianças, já tenho mts filhos alheios para cuidar. \o/


    Aline, eu q sou bem tranquila com o assunto, fiquei chocada com a personagem de 100 escovadas! Falta mto amor próprio para Melissa! E eu tinha acabado de ler um livro mto bom, A casa dos Budas ditosos, então não gostei mto desse.

    Adriana, a primeira mamãe a vir contribuir com sua opinião! POis é, tem mto livro q banaliza, sim. Por isso não julgo qdo os pais não deixam os filhos mto novos, por acharem q ainda não tem maturidade para ler. Mas acho mesmo q é melhor colocar os valores, deixar as coisas claras e dar a opção do filho escolher. Não posso falar mto pq tb n sou mãe, mas tenho mta experiência com crianças. Sei que qdo a criança tem pais presentes q lhe auxiliam e explicam as coisas, tdo vira mto natural e a literatura vira um mero detalhe.

    Adorei os comentários!

    Obrigada meninas!

    Continuem comentando!

    BjoO

    ResponderExcluir
  26. Meninas, assunto polêmico e ótima abordagem, os leitores adora discutir sobre esse tipo de tabu!
    Comecei a ler muito nova e acabei me deparando com livros adultos bem antes do que alguns pais indicariam. Meus pais, felizmente, nunca me privaram de um tipo de livro, sempre deixaram que eu selecionasse o que gostaria de ler e tivesse senso crítico para decidir se aquela leitura era ou não adequada.
    Há n livros que falam sobre sexo. Falam de várias formas sobre sexo, da forma implícita, da forma explícita, da forma descritiva... Um que nunca poderei esquecer é "Onze Minutos", de Paulo Coelho que li, se não me falha a memória, com 13 anos. Um livro completamente erótico, que descrevia o ato e a vida de uma prostituta. Se isso mudou alguma coisa para mim? Nada...
    Sou do time daqueles que acreditam que sexo deve deixar de ser um tabu. Quero dizer, ele está por todas as partes. Os jovens são estimulados sexualmente muito prematuramente hoje, as crianças crescem mais rapidamente, são precoces e já sabem sobre o assunto muito antes de seus pais se darem conta.
    Acho que promover diálogos saudáveis entre pais e filhos e os leitores conhecerem o conteúdo do livro que têm em mãos muda tudo. Uma hora ou outra, o jovem vai se deparar com o sexo e não é melhor que ele esteja informado, que ele tenha uma mente aberta e se sinta à vontade para conversar sobre quando o assunto for sério?

    Uau, escrevi um texto.kkkkkkkkk
    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  27. Bom, acho que os pais deveriam deixar os filhos lerem esse tipo de literatura desde que eles tenham estrutura e não sejam influenciados por nada lá escrito. É como você disse... escondido é bem pior!
    Beijoos!

    Mariana Sampaio
    Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  28. Quando eu era adolescente eu amava romances de banca, hoje em dia eu concordo com Adriana Brazil, acho que banaliza o sexo e dá uma idéia errada sobre o assunto principalmente para adolescentes. Acho que deveria sim vir alguma informação sobre isso na capa, não a fim de proibir, porque não adianta, mas acho que é uma informação importante na escolha de um livro, ia ser bom até para as pessoas que gostam dessas cenas.

    ResponderExcluir
  29. Ana, como vc é madura. Parabéns!
    Eu concordo com vc e mto! Naturalidade é o melhor remédio e o direito de escolha, tb! Cada pode mto bem discernir oq é melhor para si, incluindo a leitura.

    Mari, pois é... e sabemos que qdo alguém qr ela dá seu jeito! Não há dificuldade nenhuma em conseguir acesso a qqr tipo de informação. Então ao invés de perder tempo com proibições, eu me esforçaria mais em participar de educação e valores de meu filho.

    Então Adriana, eu defendo essa ideia. Eu leio na boa, mas sei q nem tdo mundo gosta e, se não gosta, não deve ser obrigado a ler. Veja o exemplo do comentário da Debie...

    Pegar um livro sabendo q o conteúdo é adulto é uma coisa, agora pegar um livro pensando que é uma literatura mais leva e se deparar com cenas apelativas é outra completamente diferente. Fere e mto o direito de escolha. Chato, né...


    Adorei os comentários!

    Continuem comentando!

    BjoO

    ResponderExcluir
  30. Ei meninas,

    Eu penso como vc, não tenho nada contra as leituras hots e adoro a maoria, como a Irmandade da Adaga negra por exemplo, 100 escovadas antesde ir para a cama e aquele da Bruna surfistinha achei meio nojento rsrs.

    Mas eu acho tbm como vc falou que devia ter um aviso ou uma classificação nos juvenis. Um bom exemplo é a série House of Night que é totalmente adolescente e no começo do primeiro livro a Zoey já presencia algo bem pesado ne rsrs.

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  31. Leio esse tipo de literatura sim, e adoro!
    Gente, quanto pudor! As pessoas fazem pior, dizemm pior, passam na TV coisas pior...

    Nunca fui repreendida no quisito familiar, vi o filme "Laranja Mecânica" com 13 anos de idade, e nem por isso virei uma depravada... Tá certo que ninguém é igual, e umas pessoas deixam se levar pelo que andam vendo, lendo, ouvindo... Mas esse tipo de leitura não tem nada demais, é até melhor do que deixar os adolescentes assistirem certos "programas de TV" que prefiro nem dizer o nome que é pra não gerar furdunço... rsrrsrsr

    Ótimo post!

    Beijos
    ;**

    Deputamadre

    ResponderExcluir
  32. Olá meninas, os romances de banca, como também os de muitos outros escritores que escrevem romances mais picantes como ( vocês mesmo citaram Linda Howard, Candace Camp, Nora Roberts) são lidos há muito tempo, e não são de agora. Os livros da escola literária realista e naturalista são conhecidos como livros que possuem o sexo como tema recorrente. Acredito que livros como O crime do Padre Amaro, Madame Bovary, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Menino do Engenho, O Vampiro de Curitiba, e muitos outros de todas as épocas sempre foram lidos, não só por seus pais, mas também por seus avós. O sexo existe e faz parte do amor, da paixão, da saúde, do prazer. Praticamos o sexo desde que estamos na barriga de nossa mãe. Pois o que nos move no mudo, a sobrevivência, depende do sexo.
    Acredito que o sexo deve ser debatido, e assumido por todos em todas as idades, sem essa de ser criança e adolescente. Mas também acredito que sexo é uma coisa e pornografia é outra. Sexo citado e visto como deboche e piada não é literatura.
    Adorei o post, um debate bem diferente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. OI NAnda! Eu tb li além de 100 escolvadas e mts, o doce veneno do Escorpião. Realmente não são dos melhores. Há alguns ótimos. Tb leio e gosto, qdo o escritor sabe levar bem, fica super natural.

    Kerlinha, eu tb li e assisti várias coisas novinha e nem por isso virei depravada! rsrsr Maturidade, né... não é pq eu conheço um assunto q sou influênciada por ele.

    Mônica, então. Antes de criar esse post, refleti mto sobre isso. Pensei na quantidade de livros q estão explorando esse tema, mas dopois lembrei de quantos clássicos li, q tb tratavam de sexo de uma forma bem explicita. Não é de agora!

    Adorei os comentários!

    Obrigada!

    Continuem comentando!

    BjOo

    ResponderExcluir
  34. O primeiro livro Hot que li foi "A princesa roubada" de Anne Gracie,e eu não sabia que tinha partes assim, eu me assustei, mas não foi aquela coisa de ficar toda boba, até porque as novelas nos mostram muito bem como é a coisa toda.
    Meus pais não censuram, eu escolho o que vou ler, e sempre houve uma conversa. Minha mãe sempre conversou sobre essas coisas comigo.

    Mas às vezes um hot é tão fofo, tão bom, que só por causa de uma parte para maiores de 18 anos, não vou deixar de ler.
    Um dia li comecei a ler um livro, que tinha coisas horríveis, e pulava todas essas partes. Alguns autores escrevem coisas nojentas, outros escrevem com romantismo.
    Eu pulo as cenas hot dos livros que exageram na dose... os que são mais leves, que não descrevem muita coisa, eu leio normal.
    Os livros que li de Anne Gracie, não são horríveis, srsrsrsrsr.... até porque no Lady Cativa, a mocinha é toda traumatizada.

    Quando eu tiver meus filhos, não vou censurar, até porque se quiserem mesmo ler algo, lerão escondidos. É melhor ler eu sabendo, do que escondendo de mim. Cabe a eles escolherem o que querem. Acho que minha função vai ser orientar.

    Beijoooooooooos!

    Leeh
    PGI

    ResponderExcluir
  35. OI Leeh, existem livros pesados, né; E gostar ou não desse tipo de leitura é gosto pessoal. Tem livros, como vc disse, q mesmo com cenas picantes, conservam o ar fofo. Não li oq vc citou, mas leria na boa. Eu gosto de tantos estilos de livros... e sw livros HOTs tb, claro! rsrs


    Obrigada pelo comentário

    Continuem comentando!

    BjoO

    ResponderExcluir
  36. Eu já li sim muitos livros mais hot, porém, não vejo problema algum nisso. Claro, tenho 27 anos, né? No entanto, não sei se deixaria que filhos meus, com 12 anos (o que tem muito por aí) saíssem lendo histórias para maiores de idade.

    Não vejo nada demais em livros com cenas um pouco eróticas, mas alguns possuem sexo explícito bem detalhados, aí já acho muito para menores de idade. Porém, é aquilo, né? Nem sempre adiantar proibir...

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  37. Censura ou Censuraria a leitura dos filhos?
    O que acha de livros YA que tratam de sexo?

    Eu acho interessante, porém se for para escolher, prefiro não ler os livros que tem como tema o sexo, não gosto muito desse tipo de leitura. Já li, mas quando posso evitar eu evito.
    Dependende da idade deles, eu censuraria, não se pode liberar qualquer tipo de leitura para qualquer idade, quando for o momento apropriado ele ou ela vai poder ler esse tipo de livro.
    ;) Bye

    ResponderExcluir
  38. Já li alguns livros HOT sim, mas não vejo problemas, alguns autores exageram e tals mas é escolha do leitor ler ou não e além do mais, nos dias de hoje esses assuntos estão completamente explícitos, TV, internet etc; que são bem piores do que livros...Já li os livros que a Pri citou " Garotas são demais e garotos são de menos e Confissões de Adolescentes" são legais.... Meus pais nunca me censuraram, sempre fui livre pra escolher meus livros, acho que os pais devem conversar com os filhos e introduzir esses assuntos nas vidas deles, nunca tive problemas com isso e não vou censurar meus filhos, eles deverão escolher o que querem ler, eu apenas conversarei com eles para orientar mas não proibir a leitura...

    Beijoos=**
    Lary-Pensamentosdegarotasincomuns

    ResponderExcluir
  39. Já li Eu, Christiane F. e 100 escovadas antes de dormir. Nunca tive nenhum tipo de censura por parte da minha mãe. Ela lia bastante livros de bancas quando tinha minha idade. Deixaria sim meus filhos lerem, pois acho que foi uma boa experiência para mim ler sobre isso e conhecer esses assuntos considerados tabus e censurados pela maioria.

    ResponderExcluir

Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!!!

Os comentários são moderados e não serão aceitos aqueles que contrariarem nossa política de comentáriosI, apresentando termos ofensivos ou spam.

Caso esteja interessado em parceria ou queira um contato por e-mail CLIQUE AQUI

Retribuiremos a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...