Com a Boca no trombone #8- S.O.S Chatice Virtual





Preparados para colocar a Boca No Trombone? O assunto hoje é polêmico, mas esperamos conhecer o ponto de vista de todos vocês. 



 S.o.s chatice virtual

SPAM! Tem muita gente que treme só de pensar nessa palavra.

Houve um tempo que o skoob convivia em perfeita harmonia com as divulgações. mas com o crescimento da blogosfera literária e consequentemente, dos recadinhos "visite meu blog" muita gente declarou guerra ao spam. O pessoal tá com Ódio (com "O" maiúsculo) e brigas e ofensas  estão cada vez mais comuns. 

ATENÇÃO: Estamos aqui para colocar a boca no trombone e debater esse assunto que envolve leitores e blogueiros, mas não há certo ou errado. Queremos, principalmente, analizar os dois lados da moeda: O blogueiro que deseja divulgar seu trabalho, divulgando e, o leitor que recebe uma enxurrada de spans contra sua vontade.




Atire o primeiro mouse o blogueiro iniciante que nunca fez spam. Eu já.

Eu já divulguei muito o blog assim que o criamos. Em consequência fiz muitas amizades com quem me relaciono virtualmente até hoje e duas inimizades também. Quando eu percebi que estava incomodando, parei. 

Há muita gente divulgando, principalmente no skoob e no twitter. Há uma infinidade de recados do tipo "VISITE", "LEIA MINHA RESENHA", "COMENTE. Sinceramente, eu nem acho que recados desse tipo sejam convites. Pelo que eu aprendi, recados como esses  são ordens.  

Sei lá... eu aprendi que a educação e o bom senso devem ser usados sempre. Não adianta convidar uma pessoa que deixou claro no mural que não tem interesse em blogs. "OI", "tudo bem?", "Por favor", "Desculpa", são palavras que podem ser usadas por blogueiros e leitores. Não há necessidade, mesmo que a pessoa se sinta incomodada, de grosseirias e constrangimentos. Leitor, você não gostou? Reporte para o spam, exclua o recado, ou fale com o blogueiro falar não é xingar. 

Enfim, o assunto é delicado. Hoje em dia eu só anuncio em grupos/ comunidades próprias, e no twitter sem os replys. Acho que é eficiente, menos cansativo e invasivo. Anunciar demais pode dar resultado positivo ou muito negativo. E ao final, não é a quantidade de spam ou seguidores que faz um blog de sucesso, é o conteúdo. #Ficadica



Eu não nego, já fiz sim muita propagando do blog no skoob, junto com a Pri ; creio que a maioria, senão todos que iniciaram um blog já o fizeram.

Porém há uma clara diferença em fazer uma propaganda, convidando o usuário do skoob a participar e conhecer do seu blog e ser inconveniente. E haja gente inconveniente "invadindo" o skoob. Uma mensagem até vale, mas imagina quando passa disso? Eu já cheguei a receber umas sete mensagens seguidamente da mesma pessoa; ela simplesmente lotou minha primeira página só com recados de "visite meu blog, veja a resenha que eu fiz". Gente! Isso não é só inconveniente, mas é chato. Agora me pergunte, eu vou visitar o blog dessa criatura? Claro que não. Não é por vingança, (sei lá alguém ai pode imaginar), mas a gente visita um blog por prazer, para saber das novidades, para fazer amizades e não para se irritar antes mesmo de fazer isso.

Eu raramente acesso o skoob,  só entro mesmo para atualizar a minha lista de livros, eu praticamente fujo dele, porque sei que quando abrir vão surgir milhares páginas de alguém me mandado noticias de atualização do blog (gente, para isso existe o feed, quem  gosta, com certeza vai assiná-lo).

Enfim, eu sou a favor de fazer propagandas, convites no skoob, ou em qualquer outro meio de comunicação, mas isso deve ser feito com moderação. Não é qualquer um que aceita esses recados com a paciência de buda, tem muita gente que parte para ignorância mesmo, xinga (sim , eu já vi muitos desses no skoob), bloqueia e assim acaba de vez com a chance de ter seu blog conhecido.





Comente a resenha e concorra a livros no TOP COMENTARISTA ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO é super fácil participar, confira!


Participe também das promoções em comemoração ao aniversário do blog! Clique Aqui


 Boa Sorte!!!!

24 comentários:

  1. Oi ..

    Sim, eu já fiz muita propaganda do meu blog no skoob, mas isso quando eu estava bem no início. Recebia muitas pessoas agradecendo, mas ao mesmo tempo, recebia recados de pessoas um pouco ignorantes. Tá, é chato ficar recebendo enxurradas de recados assim, mas a educação está ai para ser usada.

    Acho que se não divulgarmos, como o nosso trabalho vai ser conhecido? Mas, caso queiramos divulgar o nosso blog, devemos usar sempre o bom senso e a moderação #ficaadica :)

    João Victor
    Amigo do Livro
    http://www.amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas, eu concordo com vocês!
    Eu também já divulguei no início do blog, mas sempre fazendo um convite, usando da boa educação que meus pais me deram rsrs... Nunca recebi uma resposta mal criada ou xingamento e depois que o blog começou a crescer mais, eu parei de fazer esse tipo de divulgação.
    A cada post novo, anuncio no twitter e no facebook, mas sempre sem mentions. Só coloco alguma se houver relação com a pessoa citada!
    Concordo completamente que é conteúdo que faz um blog. Se você faz um bom trabalho, ele cresce por si só, você não precisa ficar correndo atrás a todo instante de leitores. No começo sim, acho importante, porque é uma forma de anunciar seu blog. Mas depois, é focar no conteúdo!
    Acho legal esse tipo de divulgação pra atrair novos leitores. Recados cobrando visita não acho legal, como se tornasse a nossa visita obrigatória no blog. Visito o máximo de blogs que posso e consigo, e não fico cobrando que ninguém visite o meu, é até uma questão de tempo de cada um.
    Acho que todo mundo tem que ter bom senso, educação e respeito hehe!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu vou concordar e discordar de vc em algumas partes.

    Realmente quando se começa um blog literário, é muito difícil arrumar seguidor e a divulgação no skoob é extremamente eficaz para isso.

    Porém, discordo quando você diz que não é quantidade de seguidores que faz um blog e sim o conteúdo. Realmente, quantidade não faz qualidade, mas vai explicar isso as editoras... A maioria só quer blogs com um determinado número de seguidores (ou alguém vê algum blog com menos de 600 seguidores sendo parceiros de grandes editoras, que não vou citar o nome?). Me incomoda muito ver blogueiros de garndes blogs falando horrores de quem divulga no skoob. Não estou falando de vc, uma vez que li e compreendi a sua posição, mas falo de alguns que falam mal mesmo, acham absurdo e o escambau. Só divulgação no Twitter, Facebook não funciona, garanto por experiência própria.

    Quanto aos usuários do skoob eu só falo duas coisas: quem não quer ser incomodado, basta colar no seu mural e expor sua não aderência à propagandas, eu pelo menos respeito esses avisos; e outra: não precisa bater boca ou xingar os blogueiros que estão començando, basta clicar num botão embaixo da mensagem onde está escrito "apagar". Pronto, problema solucionado.

    www.capaetitulo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sinceramente já fiz e ainda faço divulgação no skoob. Não é algo que eu faça sempre, só de vez em quando, e infelizmente sem essas divulgações a coisa fica meio parada lá no blog. Eu não me incomodo de receber recados, na verdade nem recebo tantos assim. Normalmente eu visito os blogs que deixam recado pra mim e foi assim que eu conheci a maioria dos blogs que sigo, então sei lá acho que a divulgação é válida desde que se use de bom senso.

    ResponderExcluir
  5. João, concordo. Eu acho q o bom senso deve ser usado por ambas partes.

    Marcos, eu tb concordo e discordo de vc. É certo q o número de seguidores facilita as parcerias, mas não é só de parcerias q se faz um blog. Pelo menos para mim e a Biia o conteúdo sempre esteve a frente de qqr coisa. Qdo começamos, antes de divulgar, fizemos 10 posts pq queríamos q o leitor tivesse o q ler, quando começasse a visitar o blog. Posso dizer q deu mto certo, pq em um mês já tínhamos seguidores suficientes para procurar parceria e os leitores já interagiam conosco. Fizemos mtas amizades com blogueiros, comentamos em mtos blogs, apoiamos demais a literatura nacional e assim fomos ganhando espaço. Qdo eu falo do conteúdo, falo pq eu JÁ TESTEMUNHEI mtos blogs q NÃO tem nem um post direito e fazendo divulgação.

    Realmente alguns usuários do Skoob realmente perdem a mão e acabam protagonizando barracos por causa disso. Como vc disse, basta avisar no mural (mesmo q alguns não respeitem isso), excluir o recado e reportar para o spam. Não há necessidade de ofender.

    Enfim, obrigada pelos comentários e ponto de vista! Sintam-se a vontade aqui!

    BjoO

    ResponderExcluir
  6. Adriana, exatamente. A palavra- chave é bom senso.

    Mesmo antes de fazer o blog, eu não me incomodava com propagandas (mas naquela época não haviam tantos blogs assim...). Não tenho nada contra a divulgação, já fiz como disse e hj, mesmo de forma diferente, ainda anuncio o blog. Acredito sim q há necessidade de rever alguns conceitos e repensar em formas mais eficazes e menos invasivas de expor o blog.

    Obrigada pelo comentário!

    BjoO

    ResponderExcluir
  7. Olá! :D
    Eu já fiz propaganda pelo Skoob sim! E acho que ela pode ser feita, mas antes quem for fazer deve observar se a pessoa gosta desse tipo de coisa ou não!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo que tem que ter divulgação sim, mas o problema é justamente qd essa divulgação é exagerada.
    Teve uma vez que recebi uns 3 recados seguidos no skoob de uma divulgação de blog e a pessoa que mandava os recados colocava um nome diferente em cima. Ninguém merece isso né?
    Mas o interessante é que agora tem a função de bloqueio. Fácil se livrar de quem é inconveniente d+.

    Bjok

    ResponderExcluir
  9. Oi Pri!

    Eu já divulguei sim, meu blog lá no Skoob!
    Mas com moderação, porque aqueles msg, são muitos chatas e as pessoas acabam tendo uma má impressão sua.
    E, pra falar a verdade, eu não tenho muita paciência pra esse tipo de coisa rs

    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. Mi, realmente tem mtos usuários q indicam no mural para não receber propaganda e mesmo assim recebem. Poder pode sim, eu tb já fiz... basta ter consciência e saber o limite de cada um.

    Raquel, eu ainda não vi essa função. Legal, pelo menos é um recurso a mais para o usuário q se sentir incomodado.

    Érica, exato. Às vezes ao invés de conseguir seguidores, vc só consegue afastar possíveis leitores. Eu já li depoimentos de pessoas q SABOTAM os blogs q fazem spam!

    Obrigada pelos comentários, meninas!

    BjOO

    ResponderExcluir
  11. É um assunto bem polêmico rs. Bem, em relação ao skoob eu realmente não me incomodo em receber os tais recados não. Quando criei o blog tb fiz isso e acho que é sim uma boa forma de divulgar. Inclusive, muita gente para quem divulguei há 1 ano atrás, respondia alegremente e ainda agradecia pelo meu "convite". Só acho que tem pessoas que possuem pavio curto demais... E já vi donas de blogs grandes se irritarem com isso, mas lembro de já ter visto divulgação das mesmas, na época em que não tinham fama. Estranho, não?

    Já no twitter, isso me incomoda. Acho que twitter é algo mais íntimo. Ficar recebendo spam por replie, além de me chatear, vai fazer com que eu COM CERTEZA não visite o blog. Pego implicância, sabe? E está cheio disso agora...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  12. Eu super tento entender quem me manda mensagens no skoob, com educação. Se o que a pessoa escreve me interessa eu tento entrar no blog e tals, imagino como é dificil no começo. Mas esses que lotam nossa caixa de entrada e ainda mandam no final: desculpa se já passei por aqui... é demais. Pra mim, isso demonstra que a pessoa nem liga muito pra vc, só quer uma lista grande de seguidores do blog.

    Mas é claro que xngar jamais é uma opção. Se vc ñ gosta, marca como span, nada de baixarias.

    ResponderExcluir
  13. *joga o mouse*

    Eu nunca fiz isso. Talvez seja por isso que o meu blog tem quase dois anos (hmmm, tá, ele ficou um ano ou mais parado...) e só tem 15 seguidores. Eu não sou fã, apesar de eu costumar visitar os blogs que a galera me manda mensagem. O problema é que eu estou sempre preocupada se eu estou incomodando, então prefiro não fazer muita divulgação.

    O problema é que a galera faz o blog já pensando em parceira e o escambau. Só uma dica: a Novo Conceito aceitou minha parceira sendo que só tenho 15 seguidores. Editora que é editora olha mais do que a quantidade de seguidores. Editora que tem visão olha a qualidade do blogueiro. Além disso, parem de pensar em parceria! Vamos escrever resenhas e conquistar leitores pelo conteúdo e não por promoções. Vou admitir que no início só entrava nos blogs para promoções, mas agora até cansei de participar de promoções (conformismo que nunca ganharei nada). Eu gosto de ler, escrever e prestigiar o blog daqueles que acho que tem a mesma dedicação. O pessoal não preza nem pela formatação decente do texto dos posts.

    Mas eu não me incomodo porque eu só entro no skoob direto na minha estante para atualizar minhas leituras tbm.

    ResponderExcluir
  14. Bella, acredite q brigas no skoob por esse motivo são cada vez mais recorrentes. Eu entendo q é chato e algumas pessoas não tem mesmo nenhum interesse em blogs, mas não precisa brigar e ofender para isso. Afinal de contas, blogueiros não ganham salário nenhum para manter um blog, mas o trabalho é imenso. Se não gosta ok, apenas respeite.

    Kel, como eu disse tb não me incomodo, apesar de nem sempre responder. Já fiz mto, mas nunca me irritei ou briguei com ngm, mesmo antes de ter blog. Eu tb fiz vários amigos divulgando, com qm até hj eu falo. Mas acho q há um ano atrás a quantidade de blogs era bem menor, não sei se é impressão, mas o número de divulgações aumentou mto e tem deixado mta gente irritada.

    Qto as replys, eu acho mto chato qdo a pessoa nunca fala com vc nem para dar bom dia, mas não se esquece de enviar mil pedidos de visitas. Isso sim me irrita.

    Obrigada pelos comentários meninas. Estamos tentando ver os dois lados da situação e a opinião de vcs é sempre bem vinda.

    BjoO

    ResponderExcluir
  15. Natália, vc é excessão, mas concordo!
    Qdo falo do conteúdo é justamente isso. Um blog não é só parceria, não existe só para ganhar livros, não cresce só com promoções. É preciso conteúdo e comprometimento para se destacar.

    Pode ser q alguns pensem q estamos falando isso pq temos mtos seguidores, mas não é. Divulgamos mto sim, mas ralamos mto tb, fizemos mtas resenhas, criamos mtas colunas inéditas e acho q isso fez a diferença (e mesmo assim não considero o Entre F&L um blog grande). Colocamos esse assunto na Boca do Trombone sabendo q é polêmico, mas acho importante discutir essas coisas. Não é o certo ou o errado, estamos apenas revendo uma situação.

    Obrigada pelos comentário!

    BjoO

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    Esse assunto é polêmico, mas para ser sincera, eu não "enquento" muito com ele. Recebo dezenas de recados com convites, alguns considero como "spam" outros não. Eu, particularmente não envio esses recados, mas tento sempre visitar quem me convida, e aí sim passo o meu blog. Acho natural esse tipo de propaganda (pior é o telemarketing, rsrs) apesar de reconhecer o excesso.

    Acho também que o número de seguidores não quer dizer absolutamente nada, tanto é que meu blog tem pouquíssimos e no entanto estou muito satisfeita com seu retorno.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  17. Meu blog ainda está no início, mas eu, particularmente, não tenho paciência para ficar divulgando o blog no skoob, quem divulga mais é a minha parceira do blog. Eu prefiro divulgar pelo twitter e facebook, sem isso de mentions tbm, mas às vezes, eu falo diretamente com algumas pessoas que se interessam e lêem o blog.
    Mas acho que é importante para divulgação, desde que com moderação. Porque eu ODEIO entrar no skoob e ver 10 recados só de "visite o meu blog", quando a pessoa é educada e escreve de um jeito legal, às vezes dá até vontade de ir vê-lo.
    É uma questão de moderação e bom senso.
    Beijos
    @secretsofbook
    http://secretsofbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Hanna, às vezes eu estou super cansada e só entro no skoob para atualizar minha estante sem intenção nenhuma de visitar blogs no momento. Então encontro um recado tão educado e mesmo cansada eu dou uma olhadinha. Acho q educação é sempre bem vinda e a maneira como se fala muda tdo. Tb acho q divulgar é importante e mto. Com essas pequenas observações, dá para divulgar sem importunar ngm.

    Gys, eu acho q o número de blogs literários aumentou e com isso, o número de divulgações. Tb já tentei fazer isso, visitar a tds q deixavam recados, mas me perdi! Em minha pág tem mais de 100 recados e eu não consigo ler tdos e tô com uma preguiça mortal de apagar. Vou apagando aos poucos, para no outro dia estar cheio novamente... Realmente o n° de seguidores não qr dizer mto. Divulgar é importante e eu jamais diria o contrário, mas se preocupar com o conteúdo do blog e caprichar nas postagens é sempre bom tb. Isso sim garante o retorno, como vc disse.

    Obrigada pelos comentários!

    BjoO

    ResponderExcluir
  19. Esse assunto é muito polemico mesmo. Eu acho importante ter a divulgação, pois assim as pessoas poderao conhecer seu trabalho. Mas é preciso ter muito cuidado para não exagerar.

    ResponderExcluir
  20. Ok, eu como publicitária digo 'Façam propaganda', mas ao mesmo tempo tem limite e pessoas diferentes umas das outras.

    EU sinceramente quando recebo um recado no Skoob sei que é span, masss... eu gosto, de receber quando tem promoções de algum livro que eu marquei. Quando não me interessa eu apago. Mas não recebi 7 mensagens de uma pessoa só. E por isso nunca reclamei.

    Acho que a propaganda, pelo Skoob principalmente, é válida e é legal para conhecer novos blogs. Mas ficar pegando no pé com essas mensagens não é legal!

    Aliás, algo que acho melhor ainda. Coloque aquela barrinha para a pessoa inscrever o e-mail e receber atualizações só por e-mail. Eu adoro isso, recebo tudo no meu e-mail e entro para comentar. Assim a pessoa não precisa mandar mensagem no skoob toda vez que fizer um post.

    Bjoos

    ResponderExcluir
  21. eu falo como leitora e assediada pelos bloggs e tal.. eu acho super valido fazer propaganda do seu blogger.. pq acabamos conhecendo.. eu gosto quando alguem pede pra visitar e tal.. mas como vc mesmo disse.. há aqueles que manda.. não é assim né.. eu acho q acima de tudo, como vc mesmo disse, vem o respeito e a boa educação. se vc é educado e pede e agradece e tal, a pessoa cria afinidade pelo blogger e pela pessoa.. eu mesma hj gosto muito de certos blogs pq as pessoas foram legais e gentis comigo..
    mas é claro .. tudo demais é veneno né? se a pessoa vê la no mural q a pessoa não quer.. pra q divulgar? é pq ta querendo levar um toco mesmo..


    e amei o q vc disse no seu comentario fatos.. quando fala q seguidores não é tudo.. e sim o conteudo e o conteudo do blogg.. pq pode demorar.. mas se seu blogger for bom, vai ser reconhecido ..

    amei essa discussão *-*

    @mar1cia

    ResponderExcluir
  22. Thais, é verdade. Qremos escrever para os leitores e qdo não temos publico é complicado. Mas moderação e bom senso fazem a diferença nesse tema.

    Fefa, eu tb ADORO blogs q tem feed por e-mail. Sempre assino e é mto mais fácil de acompanhar. Propaganda é importantíssimo sim, mas tem gente q não tem tolerância e realmente não qr receber isso. Eu já vi pessoas tramando de sabotar blogs q fazem spam. Ou seja, às vezes qremos promover e acabamos arrumando problemas.

    Márcia, adorei seu comentário e assino embaixo. Pessoas educadas me conquistam, acho q a forma de falar muda tdo. Mesmo antes de virar blogueira eu visitava blogs qdo deixavam recadinhos para mim, mas ignorava alguns mal educados.

    Obrigada pelos comentários!

    BjoO

    ResponderExcluir
  23. Oi, Meninas!

    Vim aqui deixar um recado rápido. Concordo com vcs, divulgar é preciso, muitos dos blogs que eu acompanho hoje foram resultado de uma divulgação coerente de seus donos. Mas, existe o bom senso e quem ultrapassa essa barreira acredito que não dure muito na blogosfera (espero eu! SPAMMERS!!).

    Deixo registrado que também adoro blogs com feeds por email, como esse que acompanho sempre. Só é ruim por causa dos comentários... depois que leio os posts dá uma preguicinha de ir até o blog comentar... >.< Mas, quando o post é interessante, até vale um esforcinho, não é?!

    Um abraço, parabéns pelo blog e tudo de bom!

    Jéssica Martínez

    ResponderExcluir
  24. AIONE, mil perdões. Postei seu comentário agora pq ainda não tinha percebido e foi para o spam sem qrer. Sim, vc disse certo, há pessoas q cobram. Acho q o único spam q me irrita é esse, qdo fazem na caixa de comentários. Acho uma falta de respeito chegarem ao seu blog para fazer propagandas.

    Jéssica, realmente o feed salva! Eu por exemplo conheço mil blogs e às vezes eu acho alguns tdb. Qdo tem feed, ótimo, eu assino e acompanho, mas qdo não tem mtas vezes eu acabo esquecendo. Eu comento mto mais nos blogs com feeds do que nos demais. É como vc disse, tem posts q vale o esforcinho de comentar.

    Obrigada pelos comentários!


    BjoO

    ResponderExcluir

Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!!!

Os comentários são moderados e não serão aceitos aqueles que contrariarem nossa política de comentáriosI, apresentando termos ofensivos ou spam.

Caso esteja interessado em parceria ou queira um contato por e-mail CLIQUE AQUI

Retribuiremos a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...