O Quarto - Emma Donoghue

Ficha Técnica


Autora : Emma Donoghue
Editora: Verus
Páginas: 349
ISBN: 9788576861317

Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois.




Esqueça vampiros, lendas sobrenaturais, ou qualquer leitura do gênero. Neste livro vemos a inocência de uma criança, Jack, que ainda não conheceu o mundo... 

Em um dia normal, a mãe de Jack, ainda adolescente, é sequestrada por um homem, Nick, que a mantém presa em um quarto especialmente feito para esconder uma pessoa sem que ninguém soubesse. Quase dois anos se passam e Jack nasce, preso naquele lugar.

Cinco anos se passam.

Jack é criado com todo carinho pela mãe naquele Quarto, o único mundo que ele conhece. Privado de  todos os tipos de necessidades, a mãe de Jack faz de tudo para que a criança tenha uma vida no máximo confortável, sem que ele perceba que eles estão ali confinados e mostrando que o Quarto é o único lugar que existe e tudo lá fora é apenas espaço sideral. Para Jack, assim como foi explicado pela mãe, as pessoas na TV são apenas imagens e  nenhuma delas existem.

Naquele pequeno mundo criado pela mãe, Jack tem um horário para cumprir, como se estivesse no "lado de fora". Tem a hora de estudar e ler, a hora do exercício físico, a leitura de seus escassos livros e a hora de ver TV, mas apenas duas horas por dia, senão ela pode derreter o cérebro, como a mãe dizia.

O livro apesar de parecer infantil, aborda um tema pesado; afinal, a mãe de Jack foi sequestrada aos 19 anos, por um homem adulto e foi obrigada a viver confinada, além de ser abusada sexualmente. Até que um dia, a mãe ( que para Jack não tem nome, porque mãe é MÃE)  cansada de viver naquela vida de prisioneira e  desejando que Jack conheça o verdadeiro mundo, decide armar um plano para escapar do velho Nick. 

O livro é lindo! Eu  simplesmente não consegui parar de ler. A inocência de Jack e a força e a coragem da mãe são tão cativantes que você  se emociona e sente um aperto no peito a cada página virada. É nesse livro que vemos  que uma mãe é capaz de fazer tudo  por seu filho.


" Quando eu estava no Guarda-Roupa, conversamos pelas tabuinhas.
- Deus abençoe o Jack - ela disse
- Deus abençoe a Mãe e faça uma mágica para  melhorar o dente dela. Deus abençoe o Jipe e o Controle Remoto.
- Deus abençoe os livros.
- Deus abençoe tudo aqui e no Espaço Sideral e o Jipe também. Mãe?
- Sim.
- Onde a gente fica quando está dormindo?
Ouvi ela bocejar.
- Aqui mesmo
- Mas os sonhos - esperei - eles são da TV? - Ela continuou sem responder. - A gente entra na televisão para sonhar?
- Não. Nunca estamos em nenhum outro lugar senão aqui - ela disse com uma voz que soou muito distante."





SOBRE A AUTORA DO POST:
Biia
Aquariana,baiana arretada e futura engenheira eletricista.Não consegue viver sem guaramix, pão de queijo e chocolate.Completamente viciada em séries (milhares), filmes e livros, principalmete os de gênero romance, histórico e sobrenatural. Adora ouvir qualquer tipo de música, desde forró até a Orquestra Filarmônica de Praga..numa mistureba sem tamanho.

21 comentários:

  1. Adorei. Eu ainda não sei o que esse livro me desperta, mas parece bem forte e bonito. Muita coragem de uma mãe viver em um inferno, mas manter seu filho longe disso.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  2. É, acho que o livro não tem nada de infantil!
    Aliás, é genial que o autor tenha abordado um tema tão pesado e de maneira tão delicada!
    Ainda não pude ler o livro, mas tenho muita vontade!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!
    Li esse dias uma resenha desse livro, e fiquei muito curiosa para ler. A história tem um mistura muito interessante.
    Vai pra minha listinha de leitura!
    Valeu a dica!

    bjs
    Dri

    ResponderExcluir
  4. esse livro esta na minha lista ^^ adorei a resenha quero muito mesmo ler

    ResponderExcluir
  5. Eu vi esse livro se não me engano no submarino, pensei em comprar mas acabei nem comprando.
    O livro parece ser ótimo. Tô curiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  6. Quarto é um dos melhores livros que já li. É intenso e delicado ao mesmo tempo. Saudade do Jack.

    May

    ResponderExcluir
  7. Ai, já estava morrrendo de vontade de ler, imagina agora.
    Pelo que li sobre ele, parece ser bem emocionante.

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  8. Omg! Só a sinopse me deu uma grande vontade de ler, e com sua resenha então...! Preciso :3 *-* parace ser ótimo

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  9. AAh que orgulho, tenho esse livro na minha estante! Se Deus quiser vai ser uma das minhas próximas leituras! *--*
    A sinopse desse livro me chamou muito a atenção, fiquei curiosa para lê-lo desde que a Verus divulgou o lançamento. Nem preciso dizer que amei a sua resenha, certo? <3 Me deixou com mais vontade do que nunca, haha

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  10. Pri, AMEI esse livro, ele é inesquecível, forte, sensível... enfim.. AMEI!!

    O trecho que vc colocou tbm foi mto bem escolhido :)

    Beijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  11. Estou ansiosa pra ler esse livro. A May adorou e pelo visto, vc tb. Mas só vejo resenhas positivas dele... Sei que vai ser uma daquelas leitura sofridas, com o coração apertado...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito ler este livro! *--*
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Parace ser um livro lindo *-*
    Adorei sua resenha!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  14. Oi meninas!!!
    Nunca tinha visto a resenha desse livro e fiquei com um aperto no coração só de ler a de vocês!
    A história parece ser emocionante! Quero ler, com certeza vai para lista de leitura!

    Beijokas :D

    ResponderExcluir
  15. Sou LOUCA pra ler esse livro! Parece ter uma história linda e super tocante =~
    Ótima resenha =*

    bjs
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Bia!

    Morro de vontade de ler esse livro.
    A cada nova resenha que leio me convenço de que é um livro maravilhoso, daqueles que marcam a vida da gente.
    Quero ler o mais rápido possível.

    B-jusssssssss! ♥
    ;-p

    ResponderExcluir
  17. Ai to doida pra ler esse livro, me apaixonei pelo título e depois que li a sinopse fiquei com mais vontade ainda de ler e pra melhorar todo mundo resenha ele fala super bem.
    Vai ser um dos primeiros que vou comprar quando voltar a comprar livros ahuahua.

    Bjss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa já vi inúmeras pessoas falando bem desse livro, porém nunca parei para ler nenhuma resenha. Confesso que me surpreendi bastante, a história parece ser bem interessante, mas um livro que vai para minha imensa lista de compras 'Haha. Adorei a resenha :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  19. Gente, que chocante essa história!
    Nunca tinha visto nada parecido. Deve ser muito bom mesmo!
    Quero muito leeer!
    Mas deve ser difícil de achar o livro, nao? Nunca vi ele nas livrarias...

    Beijos, dane.
    http://coracaofurtacor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Ontem mesmo estive com esse livro na mão, mas acabei levando outro, porque não "fiz muita fé" Acho que agora vou ter que ler. Bjs

    Gys
    www.saladaideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Que legal! Estou cada vez mais curiosa para conhecer o mundo do quarto!!!^^

    Show!!!

    Beijinhos!
    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir

Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!!!

Os comentários são moderados e não serão aceitos aqueles que contrariarem nossa política de comentáriosI, apresentando termos ofensivos ou spam.

Caso esteja interessado em parceria ou queira um contato por e-mail CLIQUE AQUI

Retribuiremos a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...