Pessoas lindas do meu Brasil, eu li um texto tudo de bom no site Pedro Doria e resolvi reproduzir aqui no blog. O texto fala justamente sobre o tempo de duração de um livro, assunto super importante para aqueles que desejam, no futuro, montar sua biblioteca e deixá-la de legado para os filhos e netos.
Livros não duram muito. Os antigos, impressos no período imediatamente pós-Gutenberg, atravessam séculos. Mas após meados do século 18, principalmente do 19 para cá, a tecnologia de produção de papel mudou. Papel produz-se com a polpa de árvores dissolvida em produtos químicos, transformada em pasta, amassada e esticada.
Não é difícil entrar num sebo e folhear um livro dos anos 1940. Duas coisas saltam aos olhos. Primeiro, o papel ficou marrom. Segundo: onde alguém dobrou a página, fez uma orelha, o papel quebra. Estas pesadas manchas escuras e o quebradiço da folha são o indício de alta acidez.
Pense num livro destes, com 60 anos de idade, pense agora naquele volume bonitão, comprado anteontem e o imagine em 2070.
Quem descobriu o problema – e propôs o primeiro tratamento de deacidificação – foi o químico William Barrow. Mas é um tratamento caro.
Quanto mais vagabundo é o papel – como o usado na impressão de jornais e livros de bolso norte-americanos e europeus –, mais gritantes e evidentes são os sinais da acidez. Deixe o jornal de hoje ao sol e numa semana ele estará marrom e quebradiço.
Com livros o problema não é tão grave, mas a não ser que bem cuidados, não duram muito mais que uma geração. Deixar a biblioteca para os filhos não é trivial. E manter os livros num ambiente de 18 graus com umidade relativa de 30% – condições consideradas ideais – não é barato.
Livro longe do sol é o cuidado mais evidente. Ninguém precisa acelerar um processo que vai acontecer de qualquer forma. O lugar das estantes é o das paredes mais escuras. Não fazer orelhas é outro cuidado aconselhável – em 30 anos, é ali que a página vai partir.
Para os sonhadores que desejam montar uma biblioteca e deixar esse legado para as futuras gerações, atenção no texto!
Sem cuidados, os livros não vão durar muito!!
Quem ainda não leu ou já esqueceu, confira as outras postagens repletas de dicas de cuidados com os livros:
~> Conserve seus livros- AQUI!
~> Manutenção dos livros em casa- AQUI!
~> Catalogue seus livros- AQUI!
Olá, Pri!!
ResponderExcluirAdorei o texto, que pena que os livros não duram tanto tempo assim, fiquei bastante triste com esta constatação. Mesmo assim, pretendo montar uma bliblioteca particular algum dia!! hehehe
Por enquanto, seguirei as dicas que divulgou para conservar os livros que eu já tenho na estante.
Bjos.
Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.
Vou ter que ter uma biblioteca climatizada, acabei de descobrir =/
ResponderExcluirBjins
Ahh, que triste. rs Eu nunca pensei em deixar meus livros para meus filhos, mas agora que você falou gostei da ideia. O problema é que ao mesmo tempo que gostei da ideia eu descobri que ela não ia dar certo... Haha Mas enfim, espero que meus livros fiquem bem conservados por um bom tempo. Mesmo que eles estejam se desintegrando nunca vou abandonar eles! \o/ Beijos,
ResponderExcluir@minha_estante - Minha Estante
Fiqei muito no aguardo desse quarto post do #ficadica e mais uma vez tá incrível!! Uma biblioteca para as futuras gerações é um grande objetivo, e mais essa dica com certeza vai ajudar. Mesmo que seja díficil, tomarei esses cuidados necessários!!
ResponderExcluirObrigado por mais um post :)
Que pena que não duram muito :( Já era o sonho de guardar para os filhos. :s rsrs
ResponderExcluirAdoreii as dicas =) Thanks!
Beijos :*
Leeh
Pensamentos de Garotas Incomuns...
Oi meninas!
ResponderExcluirMuito legal essa dica! Apesar de não durarem muito, vou continuar comprando livros e guardando-os com carinho ^^
Beijos
Adorei o post, meninas!
ResponderExcluirAcho ótimas essas dicas de manutenção/conservação de livros, sempre salvo tudo q leio.
Muito bom mesmo!
Beijos!
ei meninas, adorei o texto, principalmente as dias.
ResponderExcluiraff, sou super cuidadosa com meus livros e quero eles durem muitos e muitos anos. serão a herança dos meus filhos. kk.
p.s: espero que eles amem ler, ¬¬.
beijos.
Nossa, ontem mesmo dei um limpa geral nos meus livros e estou cuidando demais pra mantê-los lindos e maravilhosos até o máximo que puder. Mas, pra deixá-los assim e longe das traças, eu vou ter que me livrar de muitas e muitas revistas Capricho que eu tenho desde a época e adolescente! Isso está cortando o meu coração! T.T Mas eu sei que é um mal necessário e que só vai ajudar com os meus mimos...
ResponderExcluirAdorei as dicas!
Beeijo! ;3
Gostei do texto, obrigada pela dica!!xD
ResponderExcluirmesmo eles não durando vou continuar comprando, eeu queria deixar pros meu filhoos:(
=*
Lary - Pensamentos de Garotas Incomuns
Oi pessoal! Obrigada pelos coments!
ResponderExcluirAcho que a maior dica do texto é o cuidado com os livros. Q eles não vão durar para sempre é fato, mas a gente não precisa ajudar a destruí-los, né.
Cuidando direitinho é possível que seus livros cheguem as mãos de seus netos ou filhos. Afinal, livros são patrimônios, tb! Merecem estar entre muuitas das futuras gerações.
Se bem que possívelmente, até lá os e-books já estarão dominando tdo e nossos filhos e netos irão torcer o nariz para nossos humildes exemplares cheios de mofo.
Triste!
Continuem comentando!
BjoO
Ótimo post meninas *-----*
ResponderExcluirEu adoro qndo vcs fazem esse tipo de postagem, ajuuudam muito a gente que tem esse sonho de ter uma LINDA biblioteca *-*
Já estou seguindo todas as dicas ;)
Beeijos
Felizmente, sou muito cuidadosa com as minhas estantes.
ResponderExcluirSempre tiro os livros delas, passo pano e um pincel para tirar todo o pó das páginas. Evito ao máximo dobraduras e não como, JAMAIS, sobre eles.
Também tenho evitado emprestá-los aos descuidados. É muito chato quando a gente confia algo tão valioso a um amigo e ele nem sequer cuida.
Gostei da postagem,
Beijos
Ana - Na Parede do Quarto
Tomo omáximo de cuidado que posso com meus livros.
ResponderExcluirTô sempre limpendo a estante e tirando o pó deles, e dobrar a página jamais.
Não tennho como deixar nessa temperatura, mas não deixar no sol já conta né? HUAUSAUSHASA
Adorei o post *-*
Bjo