#FICADICA 2- Manutenção dos livros em casa!


Aos proprietários de livros de plantão: Dicas, dicas, dicas!
Alguns cuidados curiosos básicos com os livros que você pode fazer em casa!



~> A umidade é o maior inimigo dos livros. Se o lugar onde estão colocadas as estantes de livros tiver umidade, eles ficarão manchados de mofo e se deteriorarão com o tempo.        

~> Faça a limpeza diária dos livros e das estantes, usando aspirador de pó, e, na falta deste, com uma flanela macia. Uma vez por semana limpe-os, passando a flanela sobre cada livro, tomando o cuidado de recolocá-lo no mesmo lugar onde se encontrava. Se os livros estiverem guardados em lugar fechado, como no caso de vitrinas, deixe as portas abertas durante a noite para ventilar, impedindo, assim, que mofem.


~> As manchas nos livros, deixadas pelas moscas, eliminam-se facilmente com vinagre branco, secando-se com uma mecha de algodão. Tiram-se manchas de mofo dos livros com uma solução de uma parte de ácido clorídico e 6 partes de água. A seguir passa-se água pura e põe-se para secar. Em papel muito fino, tiram-se manchas de mofo com éter. Os couros antigos das encadernações limpam-se com uma solução em partes iguais de éter e óleo de linhaça.


~> Antisépticos, sobretudo perfumes, impedem que o bolor ataque os livros. As essências de alfazema, de terebintina, a cânfora e a nitrobenzina são eficazes.

Dicas disponíveis na web. Pasta zipada.
Estudos de biblioteconomia
 Não consta nome do autor.
Não sei vocês, mas eu adorei a dica do vinagre e do perfume! Quem diria...

Quem ainda não preencheu o formulário de top comentarista, CLIQUE AQUI e preencha!!!

Desculpem pela falta de post neste sábado, mas eu também mereço um free day, né! rs
Obrigada pelos 400 seguidores e muitos comentários! *.*
Vocês são 1o!

42 comentários:

  1. nooooossa, como adivinharam?
    hoje mesmo eu peguei meu livro amanhecer que eu comprei em julho de 2009.
    ele estava perfeito mas as páginas, na lateral, estavam todas sujas. e nao sabia o que fazer para limpar.
    obrigada pela dica, é ótimaaaaa!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro essas dicas...
    Tenho um livro que eu tenho dó de como ele está feiosinho... Essa do perfume foi tudo de bom!
    Valeu pela dica! Ótimo post...
    Beijos =D

    alemdaspaginasdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já tinha achando as primeiras dicas super bacanas, essas também são ótimas.
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  4. Ahh vou colocar perfume nos meus livros, vão ficar até cheirozinhos! hasuhsau
    Dicas bem legais ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  5. nossa... que legal a dica de vocês. Vou fazer isso hoje de tarde mesmo.

    Mais a pena é que tem um livro meu, "O poderoso chefão", que é MUITO antigo e nem vai dar pra limpar um pouquinho.

    AAA... estou aumentando minha coleção, e já vou começar a limpar.

    Obrigada pelas dicas meninas.

    Beijos.

    Diih-chan

    Nerds and Otakus

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas meninas! Desde a primeira dica que eu já seguia, mas essas ai eu não sabia, o do vinagre branco nem passou pela minha cabeça OSHAOSHAOHSOHAS

    Beijos, Kaká.

    ResponderExcluir
  7. Oii!!
    Não sabia que perfumes ajudavam na conservação dos livros! Que interessante!
    Agora além de conservados eles ficarão cheirosos :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas!:D
    Beijos Stefie
    ~Na Minha Estante

    ResponderExcluir
  9. Opaaa, q dicas boas =)


    Beijocas,
    Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu emprestei um livro para uma amiga e ela devolveu ele todo sujo! :S Vou tentar passar vinagre no algodão para ver se ajuda... :) Obrigado pelas dicas, beijos.

    Bruno - minhaestante.com

    ResponderExcluir
  11. Eu sou meio louca em relação ao cuidado dos meus livros, limpo eles a cada 15 dias, não empresto eles (porque emprestei um ele volto lindo, emprestei outro e a menina destruiu meu livro, ela derrubou cathup e rasgou a capa ¬¬, quando fui ver o 1º que tinha emprestado, tava com umas páginas molhadas ¬¬) e sempre que saiu e um levo o livro em um plástico!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas meninas!!! Muita coisa que está facilmente a nosso alcance e a gente não se dá conta de que pode ser muito útil na conservação dos nossos livros.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  13. Gente, adorei essas dicas!
    E outra, meus livros ficam numa caixa gigante que fiz para eles... E eu nunca abro a caixa, a não ser quando vou guardar algum ou pegar para ler. Corria o risco de vê-los mofarem :o

    Bjs, Kel

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas! Eu sou meio largada com meus livros, são muitos, e foram comprados em sebo (a maioria). Mas acho super legal saber disso para quando tiver aquele especial :)

    Bjão

    ResponderExcluir
  15. Dicas ótimos! Sempre to limpando o lugar onde meus livros ficam e meus livros mesmo. Sou maníaca por isso '-' UAHSUAHS adorei.
    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas! \o/ Quem diria que o vinagre poderia ajudar, né? =D
    Eu ando muito confusa sobre o que vou fazer com os meus livros, que ficam todos emplastificados... Não sei se vai fazer muito mal, não sei mais se estou protegendo adequadamente... Acho que vou deixá-los passando temporadas com e sem o plástico, né? Daí, na época de umidade, eu os deixo fora dos saquinhos e, quando o tempo ficar muito seco e todo empoeirado, eu deixo tudo como está agora! \o/

    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  17. heheh
    Eu tb amei a dica do perfume! Além de limpos, cheirososinhos! *.*

    Elen, gostaria de ter a sua dedicação!
    aushuasuhasu

    Kel, meu pai tinha centenas de livros, mas fizemos uma mudança de casa e ele resolveu deixá-los em caixas até arrumar. Mofaram todos! #tristeza!

    Acho q é melhor vc abrir um pouquinho essa caixa, pq vc pode perder os livrinhos!

    Tati, então... eu faço exatamente isso. Dá trabalho, mas garante todos os livros limpinhos e perfeitos!

    Eu até coloco em saquinhos qdo o tempo está seco, pq a minha estante é ao lado da janela e haja poeira, mas pelo menos duas vezes ao mês eu tiro todooos os livros e deixo alguns dias fora dos saquinhos. Aff! O q não fazemos pelos books, hein!
    rsrs

    Ptah e Bazzinga, eu tb tenho livros de sebos. Estam sujos e são antigos. Acho dificil ter recuperação, mas vou tentar. Quem sabe, dá para melhorar um pouco...

    BjoO

    ResponderExcluir
  18. Adorei a dica meninas!
    Mudei algumas coisinhas que eu fazia desde que li aquele primeiro post!

    Um bjo

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas.
    Coisas básicas que a gente tem como fazer. Essa do perfume é muito legal =)
    Bjo ;*

    ResponderExcluir
  20. Meus livros ficam em pilha dentro do guarda-roupas. Não que sejam muitos, mas eu não gosto de deixa-los expostos para qualquer um mexer. Uma hora essas dicas vão ser úteis rs. E eu pensava que borrifar um pouco de perfume nos livros fazia mal... Bom saber que é o contrário.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Adorei as dicas! São preciosas para quem gosta muito de seus livros...

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  22. Também gostei da dica do perfume, simples e prático.

    ResponderExcluir
  23. Adorei as dicas
    Beeijoo
    Jaine - Little Things
    (little-things-for-you.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  24. Adorei as dicas de vocês meninas!!
    Achei super legal a dica do vinagre... eu não sabia, mas agora sempre que eu ver uma mancha vou testar pra ver se funciona
    Hhahahaha

    Deixei um selinho e um meme pra vocês lá no Blog :)
    Grande Beijoo

    ResponderExcluir
  25. Geeente, vinagre é util xD
    Ok, admito que estou com um pouco de medo de testar essa dica .-. Mas todas as outras vou colocar em pratica, principalmente a do perfume (adoro coisas perfumadas *-*)

    Ótimas dicas!


    Beijooos

    ResponderExcluir
  26. oi Girls, as dicas são ótima.

    sou toda cuidadosa com minhas crianças, kkk.
    Tenho muito carinho com meus livros e sempre procuro cuidar super bem deles. ^^

    ResponderExcluir
  27. Eu acho que já preenchi o formulario ( minha memoria nunca ajuda! hahaha) se por acaso eu nao tiver preenchido, vcs podem me avisar?
    Qnto as dicas, eu adooorei!! *-*
    Mas é só borrifar o perfume?

    Beeijos

    ResponderExcluir
  28. kkkkkkkkkkkk
    Débora, tb não é para encharcar o livro com vinagre. É só para passar um pouquinho no algodão em cima da mancha. #táloka? rsrsr
    Ah, e não se esqueçam de deixar o livro secando bem depois de fazer essas coisas. Ngm vai qrer bolor em seus bebês.

    Vamos dar início a geração dos livros cheirosos?! Cada livrinho com um cheirinho diferente! Q tdo! rsrrs

    Obrigada peelos comentários!

    BjoO

    ResponderExcluir
  29. Rapha, já te mandei um e-mail para confirmar, mas tenho quase certeza q sim! rs

    Ah, é só borrifar, sim. Não encharque pq livro molhado é pior do que livro sem cheirinho gostoso! ;)

    Lembrem-se:
    "As essências de alfazema, de terebintina, a cânfora e a nitrobenzina são eficazes".

    BjoO

    ResponderExcluir
  30. sabe!! to adorando essa se~ção das dicas, tenhos muitos livros antigos, gosta deles, e alguns tem mitas manchas a capa marcadas, alguns até tive que colar as folhas, só que isso antes de ver o primeiro post, rs.
    valeu as dicas....bjo

    ResponderExcluir
  31. Adorei as dicas.
    Eu nunca pensei que perfume poderia ser útil para os meus bebês...huahuahua
    Bjins

    ResponderExcluir
  32. Ótimas dicas, mesmo. Tenho uns livros bem velhinhos aqui (herdados), alguns até colados com fita adesiva antes mesmo de eu nascer. Como O Pequeno Príncipe, que na contra capa tem uma dedicatória de alguém que presenteou outro alguém, datada em Fevereiro de 1968.

    ResponderExcluir
  33. Adorei a dica do perfume ou essência, imagina, conservar os livros e ainda ter um cheirinho bom. Mas será que é pra borrifar direto nos livros ou passar num paninho e depois nos livros?

    ResponderExcluir
  34. Nossa, além de deixar o livro cheiroso, o perfume impede bolor, nunca pensei numa coisa dessas, meus livros vão tomar banho de perfume hoje HAHA

    ResponderExcluir
  35. Dicas super maras, vou adota-las já, morro de medo que aconteça algo aos meus livros, vou deixa-los agora todos cheirosinhos heheheh
    Bjo

    ResponderExcluir
  36. Dicas de conservação super simples. Adorei.

    Bjim

    ResponderExcluir
  37. Gente, amei a do perfume! Além dos livros ficarem perfumados, ficam conservados! Que tudo!!
    Com certeza preciso de uma flanela por aqui, nunca vi um lugar juntar tanto pó quanto minha casa :S
    Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Muito boas essas dicas. Eu não costumava tirar o pó com frequencia. Agora vou começar a cuidar mais dos meus livros...
    leilaschmitz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  39. amei as dicas.. pois é quem diria q inagre e perfume poderiam salvar nossos livrinhus hein?!
    ja to akie prontinha pra limpar os meus *-*

    ResponderExcluir
  40. Muito últil sua dica!
    Sempre bom saber como cuidar bem de nossos preciosos né.
    Vou por em prática essa semana mesmo! :)

    ResponderExcluir
  41. Não sabia que perfume era bom para os livros.

    Beijos!

    @carissinha
    Arte Around The World

    ResponderExcluir

Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!!!

Os comentários são moderados e não serão aceitos aqueles que contrariarem nossa política de comentáriosI, apresentando termos ofensivos ou spam.

Caso esteja interessado em parceria ou queira um contato por e-mail CLIQUE AQUI

Retribuiremos a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...