Autor: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
Com 144 páginas e uma capa simpática, esse é o tipo de livro que eu sorrateiramente puxo para o topo da fila dos que vou ler. Faço isso com a pretensão de descontrair entre leituras mais densas. De fato, quase sempre funciona, mas não dessa vez.
Garota Replay, conta a parte mais surreal, assustadora e inexplicável da vida de Tizzi. Ela é uma carioca de classe média alta, cujos pais sempre estão ausentes. Seu namorado depois de ter sido flagrado a traindo, sofreu um grave acidente de carro e estava hospitalizado e seu melhor amigo, Tito, parecia querer romper a amizade. Tudo indiscutivelmente ruim, mas nada comparado ao fato dela encontrar com si mesma, em uma versão mais estilosa, mais segura e muito mais rica.
Não há uma personagem forte e marcante, capaz de cair nas graças dos leitores. A protagonista é insossa, mimada e infantil. O mais simpático e fofo é o Tito, mas a presença cativante dele não é suficiente para valer a leitura. Contudo, tenho que elogiar a autora por não ter carregado as personagens de trejeitos e gírias cariocas, tornando os diálogos naturais.
Quanto ao enredo, na minha opinião, deixou a desejar. Não há nada de novo na história. É como ficar esperando uma coisa genuinamente instigante acontecer e... nada. Eu não tenho nada contra o uso de clichês. Sabendo usar que mal há? Nenhum. Mas esse recurso é perigoso, não é de gosto comum e em excesso pode deixar a história fraca.
Pensem em uma patricinha de 20 anos - com mentalidade de 13-, devaneando sobre a vida. Assim é a narrativa de Tizzi, em primeira pessoa. Ela é extremamente repetitiva e interrompe a história a todo momento, com questionamentos sem sentido.
Quanto ao enredo, na minha opinião, deixou a desejar. Não há nada de novo na história. É como ficar esperando uma coisa genuinamente instigante acontecer e... nada. Eu não tenho nada contra o uso de clichês. Sabendo usar que mal há? Nenhum. Mas esse recurso é perigoso, não é de gosto comum e em excesso pode deixar a história fraca.
Pensem em uma patricinha de 20 anos - com mentalidade de 13-, devaneando sobre a vida. Assim é a narrativa de Tizzi, em primeira pessoa. Ela é extremamente repetitiva e interrompe a história a todo momento, com questionamentos sem sentido.
Tenho consciência de que se trata de uma categoria infanto- juvenil. No entanto, minha opinião não foi influenciada pelo meu distanciamento do público alvo. Infelizmente, dessa vez não me convenceu.
Apesar de minha resenha negativa, recomendo o livro. Eu recomendo principalmente porque a maioria das pessoas que leram, aprovaram. Nada mais justo que cada um leia e tire suas próprias conclusões.
Que pena que você não gostou, Pri, mas compreendo muito bem o que você quis dizer porque você foi clara em seus argumentos!
ResponderExcluirAinda assim, tenho curiosidade de ler o livro! Como você disse, muitas pessoas gostaram e é importante que cada um tire suas próprias conclusões!
Beijão!
Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler Garota Replay! Beijos!
ResponderExcluirOi, Pri!
ResponderExcluirMuito sincera sua opinião, gostei de vê!
Ainda não li nada da autora e tenho curiosidade para o livro! Quando ler falo o que achei.
Bjs
Ei Pri, se eu tinha qualquer vontade de ler o livro (o que já não tinha), não tenho mais! Sério, acho que já tinha essa impressão da personagem antes mesmo de qualquer comentário, agora que se confirmou ;~
ResponderExcluirBeijinhos
oie,
ResponderExcluirestou com muita vontade de ler esse livro, a capa é tão fofinha, rsrs.
A história parece ser bem legal. ^^
Vou ter que comprar meu exemplar. =)
beijos.
Oi!
ResponderExcluirEssa já é a segunda resenha negativa que leio deste livro.
Eu tenho muita curiosidade em lê-lo e acho a capa linda. Bem, também quero tirar minha próprias conclusões!!
Adorei sua resenha sincera!!
Bjinhs
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Oi Pri, estou no primeiro capitulo desse livro e ainda não tenho opinião formada sobre ele. Agora lendo sua resenha pirei! Você não gostou do livro, e eu?Espero gostar. Beijo
ResponderExcluirEi Pri,
ResponderExcluirQue pena que vc não gostou, tenho visto mais resenhas positivas por aí. Eu vou ler mês que vem, fico com preguiça pq todo mundo fica resenhando tudo igual hahaha. Mas o Estilhaça-me mesmo assim vou ler agora, estou curiosa :P
beijos
Pena que não foi dessa vez, Pri. Realmente, distanciamento da idade do público alvo (quando você passou da idade do público alvo) não é um critério que se deva usar pra julgar a qualidade de um livro. Eu estou lendo Poderosa, do Sérgio Klein, que é um livro pra pessoas de uns 11-13 anos e mesmo eu tendo quase 17 anos estou achando-o muito bom. Claro que não é um Harry Potter da vida, mas ele está cumprindo sua proposta com louvor.
ResponderExcluirAliás, o livro ser nacional ou não também não deve ser um meio de julgar um livro. Apesar de ainda não ter lido muitos nacionais (pretendo mudar isso daqui pra frente), um dos meus livros favoritos é um nacional escrito por uma autora do selo Novos Talentos.
A Tammy parece ser uma autora com muito talento, mas infelizmente não é sempre que dá pra escrever um livro incrível. Vamos apenas torcer pra ela ficar cada vez mais.
Tefinha - http://aminhadimensao.blogspot.com/
Oi PRI!
ResponderExcluirSabe todo mundo fala desse livro mas eu não tive vontade de lê-lo ainda,tõ na duvida.
Bjos Fabi
http;//roubando-livros.blogspot.com
Tefinha, tb li Poderosa que é super infanto e gostei. Como vc disse, cumpre o seu papel. Concordo mto com seu comentário, até pq Apátrida é um livro nacional super bem escrito e é um dos meus preferidos. Não gostar não tem relação com nada disso. Foi apenas minha análise da narrativa.
ResponderExcluirNanda, tb vi várias. Mta gente gostou por isso recomendei que cada um leia e tenha sua própria opinião. Entendo vc quando fala das resenhas repetidas. Hahaha Às vezes tb prefiro esperar um pouco para resenhar.
Mônica, depois faço questão de ler sua opinião. Vc tá bem no início, mas logo logo vai descobrir se gosta ou não.
Vanessa, faz mto bem. A capa é mesmo lindinha, a Novo Conceito sempre é caprichosa com as edições.
Lu, realmente a capa é fofa! Leia sim e tire suas conclusões.
Ju, se vc não tem vontade, então nem te recomendo. Agora se mudar de ideia, leia sem expectativas.
Érica, sim! Quero saber sua opinião!
Vanessa, obrigada!
Aione, exatamente. Até pq eu já gostei de vários livros q ngm gostava e vice versa. Acho importante que qm tenha curiosidade, leia e tire a prova. Só recomendo não se encher de expectativas.
OBRIGADA PELOS COMENTÁRIOS. cONTINUEM COMENTANDO.
BJOo
Fabi, realmente o livro está sendo bem comentado. Pense bem e se resolver ler, não vá com expectativas.
ResponderExcluirBjO
É pelo que eu ando lendo a protagonista de nada me agradou. Fiquei curiosa em relação ao mistério que gira em torno da história. Se tiver uma oportunidade vou ler sim.
ResponderExcluirjah li algumas resenhas sobre o livro mas mesmo assim não me chamou muita atenção D: nem a capa me agradou mto, mesmo assim acho que soh lendo msmo pra tirar minhas conclusões^^'
ResponderExcluir--
hangover at 16
Andressa, o mistério talvez lhe surpreenda. Leia e depois me conta! ;)
ResponderExcluirCaue, a capa eu achei bonitinha! haha Mas se vc não tem interesse, provavelmente o livro não vai mesmo lhe impressionar.
Obrigada pelos comentários! Continuem comentando! =)
BjoO
Oi Pri!
ResponderExcluirAté agora, a maioria das pessoas que conheço não aprovou rs.
Assim, quero muito ler, estou curiosa e tal. Mas já baixei minha expectativa pois li muita resenha com a mesma opinião que a sua. É chato mesmo quando parece que as coisas não evoluem na leitura...
Bjs,
Kel
www.itcultura.com
Ah, esse livro é minha leitura do momento, ainda não li muito, por esse fato não posso dar uma opinião concreta, mas pelo pouco que li minha opinião por enquanto está bem parecida com a sua. Enfim, ótima resenha e adorei a sinceridade.
ResponderExcluirBeijos&beijos
Book is life