Filmes nacionais que se você ainda não assistiu... está perdendo tempo.



Não torça o nariz para o cinema nacional, sem antes assistir a algum desses filmes. Apesar de nossos produtos ainda não possuírem efeitos especiais Hollywoodianos,  os filmes muitas vezes compensam pela proximidade com a nossa realidade, além de oferecerem boas atuações e bons enredos. Está cada vez mais claro que há qualidade cinematográfica em nossas terrinhas.

Lembrem-se: Não é a análise de uma crítica de cinema. Esta lista reúne apenas algumas obras interessantes. Filmes como O Alto da Compadecida, Vidas Secas, Carandiru, entre outros, comentarei em outra oportunidade, ok. 

"quando o filme nacional, o bom é que o beijo já vem traduzido" Lisbela e o Prisioneiro



 Central do brasil (1998)


Não apenas por ser um dos filmes nacionais com maior visibilidade internacional, vencedor de diversos prêmios importantes como Globo de Ouro e Urso de Ouro. Central do Brasil é um filme sensível que merece encabeçar qualquer lista dedicada a qualidade.

Fernanda Montenegro, por sua brilhante atuação, também faturou diversos prêmios. Além disso, foi indicada ao Oscar por Melhor Atriz, sendo a primeira latino- americana a ser indicada a tal honra. Fernanda perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow, pelo seu papel mediano e sem sal em Shakespeare Apaixonado. #CaraDePaisagem


cidade de deus (2002)



Um filme chocante, mas indiscutivelmente relevante. Cidade de Deus, cujo personagem principal é a própria favela, mostra sob o ponto de vista de um menino, Buscapé, a vida e convivência de moradores e traficantes. 

Alguém já leu "Tocaia Grande", de Jorge Amado? Só eu que noto alguma semelhança entre as obras?


 lisbela e o prisioneiro (2003)



Lisbela e o prisioneiro é um romance que valoriza o cotidiano de uma forma divertida e leve. Com toda a "brasilidade" possível, o filme tem potencial para arrancar risadas e encantar o público. Além do elenco de primeira e do enredo leve, não podemos esquecer da trilha sonora perfeita e inesquecível!  

  "Aperte o play e curta a música!

  ♪  Agora, o que faço eu da vida sem você? Você não me ensinou a te esquecer...


O amor é como um precipício:  a gente se joga e reza pra nunca chegar ao chão.  e por vezes pensamos estar voando, mas na verdade estamos caindo." lisbela e o prisioneiro



 Olga (2004)


Jaime Monjardim foi o responsável por esse drama-biográfico que retratou a vida de Luís Calos Prestes e sua esposa, Olga Benário Prestes.  O diretor conseguiu transformar a ensolarada cidade do Rio de Janeiro, na fria Alemanha dos anos 40. E o que foi Camila Morgado na pele de Olga Prestes? Ela mostrou talento e coragem, se despindo de vaidade, emagrecendo muito e raspando a cabeça, em razão da personagem.



 cazuza, o tempo não pára (2004)


Cazuza, um ícone do rock nacional, um dos maiores poetas, sem dúvida merece um filme. E que filme... Daniel Oliveira mergulhou de cabeça e interpretou o protagonista magistralmente.  Assim conhecemos a vida louca vida do artista, com toda sua complexidade, irreverência e ousadia. 



"O tempo não para e a gente ainda passa correndo. 
Ando fraco, tem um mundo ao redor que a gente nem percebe, 
estou ficando magro e pequeno para as minhas roupas. 
Sinto que estou reunindo as minhas coisinhas. 
Me concentrando, se pudesse guardava tudo numa garrafa 
e bebia de uma vez . Penso no que vai ficar de mim eu só sei insintir.” 

Cazuza, O tempo não para

 se eu fosse você (2005)


Um casal em plena crise conjulgal que durante uma briga, misteriosamente muda de corpos? Mais clichê, impossível! Mas quem resiste assiste a Tony Ramos e Glória Pires nessa trama? Eles são o show! Com cenas impagáveis e atuação perfeita, o filme diverte os expectadores.

Infelizmente o segundo filme não foi tão divertido quanto o primeiro e deixou a desejar.


 dois filhos de francisco (2005)



O filme que retratou a vida de uma das duplas sertanejas mais famosas do Brasil, arrancou elogios até dos críticos mais céticos. Não se trata apenas de uma biografia. O longa mostra a trajetória sofrida de uma família humilde até o estrelato, com o apelo de ser a representação de uma história real. No ápice do drama é quase impossível controlar as lágrimas. Os dois filhos de Francisco já ganharam o carinho e a admiração dos brasileiros.


 tropa de elite I e II (2007 e 2010)


Wagner Moura é Faca na Caveira!


Quem se lembra do maior caso de pirataria do cinema nacional? Metade da população já tinha assistido TDE antes mesmo de ser lançado no cinema. Talvez esse tenha sido o maior marketing do filme que faturou o Urso de Ouro do Festival de Berlin. E esse marketing se estendeu para a sequência tornando TDE II o filme de maior bilheteria nacional, com mais de 11 milhores de expectadores.

Confira a resenha completa do filme, Clique Aqui


 meu nome não é jhone (2008)



Um jovem de classe média, usuário de drogas que passa a fornecer cocaína até se tornar traficante internacional e que nunca acumulou nada, pois tudo que ganhava gastava com festas, bebidas e mais drogas. Selton Melo encarou o desafio de interpretar João Estrella e se saiu muito bem, emprestando ao personagem todo o carísma, humor e sarcasmo. 


 de pernas pro ar (2010)


Quer dar umas boas risadas? Assista "De pernas pro ar". 
A comédia cumpre seu papel: Divertir o expectador!

Ingride Guimarães vive uma workaholic, enfrentando problemas conjugais causados pela sua intensa dedicação ao trabalho. Agora,   ela precisa descobrir outros prazeres da vida e explorar sua sexualidade, por tanto tempo negligenciada. Preciso comentar quantas cituações hilárias pelas quais ela passa?




Não gostou da lista? 
Gostaria de incluir ouros títulos?
Já assistiu algum filme citado?


Deixe um comentário, puxe a cadeira e vamos conversar sobre o assunto.



22 comentários:

  1. Adorei a lista, Pri!
    Deles eu só assisti Cazuza, Tropa de Elite (1 e 2), Se Eu Fosse Você e De Pernas pro Ar! E são mesmo ótimos, principalmente os dois de Tropa de Elite e Se Eu Fosse Você!
    Incluiria na lista Mais Uma Vez Amor e Romance! Outro muito bom e muito hilário é Saneamento Básico!
    Sou doida pra ver Lisbela e o Prisioneiro e preciso ver Central do Brasil e Cidade de Deus!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi ..

    Já assisti alguns filmes da lista como por exemplo "Tropa de Elite I", "Se eu fosse Você", entre outros.

    Realmente o Brasil possui alguns filmes legais, mas infelizmente são poucos.

    João Victor
    Amigo do Livro
    amigodolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Já assisti a maioria dessa lista, os dois Tropa de Elite; Central do Brasil (que mereceu MUITO todos os prêmios que ganhou); e o Cidade de Deus.
    Esses são só exemplos do quanto o cinema nacional tem a oferecer, só digo isso *-* rsrsrs
    Beijos,

    Gabriel M. Souza
    http://carolespilotro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Realmente só tem livro de peso na lista. O único que não assisti é Meu Nome Não é Johnny, mas os outros são excelentes. Central do Brasil, Cidade de Deus e Olga dispensam comentários. Olga, aliás, considero no mesmo nível que muito filme americano vencedor de Oscar. Fantástico!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostei muito do seu post, dentre estes que citou eu assisti vários, mas um que eu adoro e já assisti várias vezes é o Se eu fosse você, muito bom!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri,

    Ótimas dicas, da lista eu não assisti o do Cazuza e este do Jhone. Alguns são clássicos ai na lista, mas o de Pernas pro ar eu ri horrores!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Adoro filmes nacionais. Super indico 'O Homem do Futuro', dá pra refletir sobre a vida, além de divertir.
    E pra relaxar incluiria aí: 'A Mulher Invisível' e 'O Casamento de Romeu e Julieta'

    ResponderExcluir
  8. Oi Pri!
    Bom eu não estou perdendo nada então,pois assisti todos os filmes do post.Os que eu mais gostei foram Olga,em primeiro lugar,Central do Brasil e Tropa de Elite.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Fabiane, eu tb amei Olga! Eu coloquei a lista em ordem de ano de laçamento. Mas Olga, para mim é o melhor!

    Manu, ainda não assisti O Homem do Futuro, mas já assisti A Mulher Invisível. Vou anotar a dica.

    Nanda, eu tb ri mtoo com De pernas pro Ar. A Ingride é mto hilária. Acho que uma das melhores comédias nacionais. Realmente engraçado!

    Obrigada Vanessa, tb adoro assistir filmes. Os nacionais mtas vezes são desacreditados, mas temos alguns q não devem nada pra os hollywoodianos.

    Kel, concordo mto em relação a Olga. Foi mto bem feito. Qdo soube q as cenas da Alemanha foram gravadas no Rio, fiquei boba. Lindo filme!

    Gabriel, Central do Brasil mereceu mesmo! Acho q Fernanda deveria ter ganho o Oscar, mas como sempre acontece nessas premiações, foi marmelada!

    João, qm não assistiu Tropa, né?! Esse filme foi mto assistido. Qdo assisti o II eu percebi o bom nível que o cinema nacional está conseguindo alcançar.

    Aione, sou louca para assistir Saneamento Básico. Dizem que é ótimo! Vou até anotar para não esquecer!

    Obrigada pelos comentários!
    Continuem comentando que eu qro conhecer mais opiniões!

    BjoO

    ResponderExcluir
  10. Oiee flores, como vão?
    Faz tempo que não passo por aqui... Sorry!
    Olha eu vou ser beeem honesta que já tive muito preconceito com filmes brasileiros. Por vários motivos já fiquei com os dois pés atrás pra um montão de filme, mas eu reconheço que hoje o cinema nacional melhorou demais.... Acho que a questão pra mim, não é nem a relação de qualidade, é que eu curto muito histórias fantasiosas e uma boa parcela dos nossos filmes são tão "reais" que eu fujo deles. Gosto de coisas mais leves. Acho que sou a única brasileira que não viu e não tem interesse em ver Tropa de Elite... Tenho amigos meus que piiiiram só de falar no filme. Alguns que amei ver foram o Alto da Compadecida, Carandiru, Deus é Brasileiro e um que me surpreendi foi o Assalto ao Banco Central. Bacana o post! Parabéns
    Beijos e sucesso.
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  11. Oi Pri!

    Confesso que tenho pé atrás com cinema nacional, mas o cinema tá melhorando muito.Central do Brasil eu vi faz muitooo tempo. Lisbela, é muito bom, sou fã do selton, então.. Olga é muito bom, apesar de que não falou nem um terço do que poderia ter falado. Cazuza, Se eu fosse você(1 e 2) são legais. De pernas para o ar eu ri muito, a Ingride é uma figura. Tropa de Elite, não é um gênero que eu adore, mas o filme é legal, não vi o 2. Os outros não vi. Agora o filme nacional que sempre será meu favorito é O Auto da Compadecida. Tem uns filmes mais atuais como "As melhores coisas do mundo e Desenrola" achei legal, sendo o segundo melhor. Bruna surfistinha, acho um fiasco(sexo, drogas, nudez, acabou). Tem um "Era uma vez" acho ótimo também. Opa, RIO, ótimo também!

    Os filmes antigos, tipo, Xuxa, os trapalhões, são bons também, mas fiquei apenas na atualidade rs..Uffa, acho que falei um pouco rs

    Bom FDS!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Antes não gostava muito dos filmes nacionais, mas consegui vencer esse certo preconceito. Dos filmes citados assisti quase todos, mas confesso que os meus preferidos entre eles são Tropa de Elite e De pernas pro ar.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  13. Quando voltei a ver filmes nacionais, me surpreendi positivamente com eles e virei Fã. O primeiro que adorei e não está na sua lista é "O Homem que Copiava", veja que vai gostar. Depois vi quase todos os citados acima e concordo plenamente com você. Parabéns! Arrasou.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  14. Se eu fosse você e Os dois filhos de Francisco são muito bons, central do Brasil não gosto e Lisbela e o Prisioneiro é legalzinho, os outros não vi.
    Tenho vontade de ver Olga, mas deve ser bem triste.

    ResponderExcluir
  15. Sou preconceituosa com filmes brasileiros. Admito! :/
    Mas alguns dos que você colocou aqui são realmente muito bons!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  16. Pri, você selecionou os melhores, eu assisti todos, kkk minto, não assisti De pernas pro ar.
    o melhor para mim foi Central do Brasil, chorei horrores.
    ótimo post. Beijos

    ResponderExcluir
  17. quero muito assistir Se eu fosse você e De pernas para o ar.

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olha, eu confesso que tem muito pouco filme aí que eu vi e realmente gostei, não estou discriminando o país ou coisa assim, mas acho que temos muito potencial pra fazer algo melhor

    xx carol

    ResponderExcluir
  19. Carol, potencial sem dúvida, mas ainda não acho q o Brasil consiga produzir filmes com efeitos especials dignos de Hollywood. Tampouco acredito que efeitos especiais sejam siônimos de sucesso Acho que já evoluímos mto em mídia, qualidade de elenco, enredo e produção e de uns tempos para cá não tenho mto a reclamar dos filmes nacionais que assisti.

    Thaís, De pernas para o Ar é mto hilário! Recomendo.

    Mônia, eu tb chorei! Mas se vc qr rir, pode assistir De pernas pro ar!

    Mirelnha, eu entendo pq mtos filmes nacionais dão vergonha, mas as cisas estão melhorando para o nosso cinama Dê uma chance!

    Adriana, Olga é bem triste, realmente. Ainda não assistiu Tropa?? =O

    Gisela, eu já assisti O Homem que copiava e tb amei. Quase o coloquei na lista. É mto bom!

    Aline, Tropa e De Pernas pro ar são ótimos films! Não posso discordar.

    Effy, Rio é uma graça. Não coloquei na lista pq apesar de ter um produtor brasileiro e ter nosso Rio como cenário, é um filme estrangeiro. Desenrola, achei legal, mas De pernas pro ar é mto melhor. E concordo, Aluns antigos da Xux e rapalhões são épicos. Amo e falarei sobre eles em outro post.

    Lil0, assista De Pernas pro ar. Já q vc curte films mais leves, provavelmente vai gostar desse. Lisbela e o prisioeiro tb é bem leve e tem m chamado Fica comigo essa noite, não est na lista, mas é bem interessante.

    Psssoal,obrigada pelos comentários! Continuem comentando!

    Bjo

    ResponderExcluir
  20. Adorei a ideia do post! De todos os filmes citados, só não vi os dois últimos e não gostei de Cidade de Deus. Do resto, simplesmente amei, e ainda incluiria A Cartomante.

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu confesso que eu já tive muito preconceito com filmes brasileiros, mas ultimamente tem muito filme bom sendo lançado. Já vi praticamente todos que você listou e gostei. :)

    Beijos,
    Bells ~ Just a Girl

    ResponderExcluir
  22. Oi! Adorei a lista, apesar de preferir as comédias (mas sim, eu sei que é necessário assistir filmes que retratam a realidade brasileira, como Cidade de Deus e Tropa de Elite), por que questão pessoal. Infelizmente, tenho vergonha de admitir que tenho um certo conflito pessoal com os filmes brasileiros, mas creio que os roteiristas têm melhorado muito e alguns filmes ganham bonito de filmes norte-americanos. Adicionaria à sua lista o " Muita Calma nessa hora" e "Desenrola", ambos com os quais me diverti demais e assistiria quantas vezes fossem possíveis.
    Beijinhos :**

    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!!!

Os comentários são moderados e não serão aceitos aqueles que contrariarem nossa política de comentáriosI, apresentando termos ofensivos ou spam.

Caso esteja interessado em parceria ou queira um contato por e-mail CLIQUE AQUI

Retribuiremos a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...