- Autor: Chris Cleave
- Editora: Intrínseca
"Nem só da doçura do mel vivem as abelhas"
Essa resenha é um verdadeiro desafio. Eu até posso, mas não quero revelar o conteúdo da história. Apesar do próprio autor pedir isso na sinopse, eu o farei por outro motivo: ao refletir sobre o que eu mais gostei do livro, percebi que foi entrar na história de “olhos vendados” e descobrir aos poucos o drama de Abelhinha. Quero que vocês, assim como eu, tenham a oportunidade de se espantar, comover e solidarizar com a história.
Posso dizer que o livro tem originalidade pois o tema é pouco abordado e divulgado. Apesar de ser uma ficção, o problema descrito é bem real.
É um livro que estuda o instinto primitivo das personagens. Expõe ao leitor as consequências dos atos, da covardia, do descaso, do preconceito. Mostra como o banal pode ser supervalorizado e o essencial, banalizado… quando não nos toca.
"Eu preferia ser uma libra esterlina do que uma menina nigeriana. Se eu fosse uma libra esterlina todo mundo ficaria feliz ao me ver"
Não espere um romance e também não espere uma leitura fácil, ou feliz. O livro é denso, a narrativa de tão rica, chega a incomodar. Talvez seja necessário fechar o livro algumas vezes, ao longo da leitura, para recuperar o ar e a coragem. No ápice, quando finalmente o leitor ganha algumas informações perturbadoras, a leitura chega a ser quase insuportável de tão dolorosa.
Alguns trechos foram cansativos, com poucos diálogos e tive vontade de esganar não gostei algumas personagens. Reconheço que o livro não agradará a todos, principalmente os leitores amantes de leituras mais joviais e alegres. Contudo, eu gostei muitíssimo! A leitura, além de válida, deixou uma mensagem importante. Quem estiver interessado em uma leitura encantadora, real, séria e comovente, leia Pequena Abelha.
SOBRE A AUTORA DO POST: Pri é carioca, estudante de Direito, nascida sob o signo de escorpião e ascente em áries. É dinâmica, criativa, teimosa e tão desastrada que até um copo d'água sobre em sua mão. Ama cães, verão e salto alto. Detesta pessoas bajuladoras e tem pavor de gente muito boazinha. É uma devoradora de livros em constante mertamofose... Saiba mais sobre a Pri Clicando Aqui |
Pri, que resenha incrível!
ResponderExcluirFicou ótima e me deixou doida pra ler o livro!
Apesar de gostar de leituras leves e alegres, as vezes é bom ler algo mais denso, reflexivo, que nos causa certo desconforto pelo teor dos sentimentos que nos desperta.
O livro parece ser ótimo e fiquei curiosa para descobrir, também, os dramas da Abelhinha!
Beijos!
Oi Pri, me diz se este livro não é uma pegadinha? é mais propaganda do que livro, kkk
ResponderExcluirMas excluindo as expectativas propagandisticas, kkk, o livro é razoável, né? É, ele é muito denso mesmo, e muito triste,também. Mas desafio mesmo é a fazer esta resenha sem revelar a narrativa, outro golpe de marketing. É muito difícil, mas você consegui, garota.
Belo texto, beijos
Mônica, eu pensei sobre isso. Não há duvidas de que o mistério é um jogo de marketing. O melhor. Mas eu li sem saber do que de fato se tratava e gostei disso. Eu fui descobrindo através da leitura e foi bom. Se eu soubesse o teor da história antes de ler, talvez ficasse desinteressada e não quisesse nem tentar.
ResponderExcluirEu gostei. Como eu disse o livro é denso e difícil, mas faz vc pensar na vida e em prioridades. Nem todo mundo vai gostar, portanto leia se estiver na vibe de reflexão e ciente de que o livro não é feliz.
Obrigada pelos comentários, meninas. BjoOs
Ah, que incrível essa resenha Pri!
ResponderExcluirSim, eu quero uma lietura assim!
Estou super louca para ler esse livro, pelo que puder perceber é livro que faz refletir até o última página!
Beijokas
Esse livro deve ser lindo, faz tempo que tenho vontade de lelo e agoraa vontade aumentou ") Linda resenha.
ResponderExcluirOMG. Acho que o fato de não contarem do que se trata a história só serviu para atiçar minha curiosidade. Jogada de mestre, mesmo.
ResponderExcluirE a resenha encantadora me fez ter muita vontade de ler mesmo.
Beijos
Conjunto da Obra
Sua resenha me deixou aguada por esse livro. Mais do que eu já estava antes!
ResponderExcluirTenho recebido várias indicações dele, e não vou negar que estou quase comprando (mesmo tendo atualmente mais de 15 livros na estante para ler). Provavelmente irei passá-lo na frente de alguns... Rsrs
Amei a resenha, muito boa mesmo!
Abraços,
http://leitorasanonimas.com
Priiiiiiiiiii, ARRASOU!
ResponderExcluirUsou as palavras certas, comoveu e nem falou sobre o que acontece na história. Mas, afinal, o que vale é como ele nos toca.
Eu gostei muito de Pequena Abelha, adoro esse tipo de drama, mas eu esperava mais apego entre os personagens, mais emoção. (Gosto quando me fazem chorar o livro inteiro hehe)
Bjoooo!
Oi Pri!
ResponderExcluirNossa, já pensei duas vezes em pegar esse livro emprestado pra ler, agora vou pensar mais uma vez.
Não me atraiu. Devo pertencer ao grupo de leitores que preferem somente leituras mais fáceis. Estou lendo um clássico da literatura, e fiz uma analogia com o que aprendi esses dias na aula de música:
música clássica e música pouplar - música clássica dá sono pq os vários sons e o cérebro precisa processar aquela intensa informação, MP são poucos instrumentos, a mente não trabalha tanto. Mesma coisa com livros "populares" e "clássicos". Daí concluo: só leria qd tivesse com a cabeça bem fresquinha pra poder pensar =D
Nossa, escrevi demais! Fui!
bjuus
PS> otima resenha!
Oi Pri, parabéns pela resenha, é ótimo ler coisas mais reais, em que precisamos para para pensar e refletir sobre o assunto...valeu pela dica!!! bjim
ResponderExcluirEu gosto de leituras densas, estou lendo muito livro mais teen ultimamente e isso acaba me irritando prefiro livros mais sérios. Quero muito ler esse, uma amiga já me disse que é lindo.
ResponderExcluirPri, adorei sua resenha!
ResponderExcluirMe deixou refletindo e com vontade de ler!
Beijos,
Mi
Inteiramente Diva
Não gosto muito de livros do gênero, mas realmente parece ter uma história linda e profunda... Quem sabe um dia eu leia, se eu tiver oportunidade.
ResponderExcluirÓtima resenha :)
Beeeijos
Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com
Olha, sua resenha foi ótima, antes de falar do livro queria deixar isso claro.
ResponderExcluirBem, agora falando do livro.
Eu me interesso bastante por ele e tenho muita vontade de ler, agora que você disse que é denso eu me empolguei mais ainda, acho muito bom quando temos que fechar o livro para conseguir digamos que engolir o que foi lido e partir para a próxima.
Bjsss
www.frozenlivros.blogspot.com
Ah, sou louca para ler esse livro, aliás o comprei a um tempinho atrás em um daqueles descontos progressivos do Submarino, porém ainda não tive tempo de lê-lo. E pela sua resenha acho que não estou no melhor momento para ler um livro denso assim. Enfim, parabéns pela critica, ficou ótima.
ResponderExcluirBeijos&beijos
Book is life
Pri, eu tb adorei o livro.
ResponderExcluirTive uma enorme dificuldade em escrever a resenha sem contar a história, sem entregar o jogo...rs
bj
beta
Pri, gosto de leituras de todo tipo, e acho que esse tipo em especial é muito importante, para fazer algumas pessoas abrirem os olhos e enxergarem esse tipo de coisas!
ResponderExcluirAdorei sua resenha!
Beijos!
Mariana Sampaio
Blog Tijolinhos de Papel