Autor: Andréa Ascenção Editora: Belas Letras
Quando o correio entregou o livro Ultraje a Rigor, aqui em casa, eu fiquei automaticamente encantada com a arte, desde a capa ao conteúdo recheado de fotos e letras bem coloridas. Meu encantamento foi tanto que decidi passar esse na frente da lista de outros livros. Não resisti!
Eu não era fã do grupo e pensava que nem os conhecia. Digo pensava, porque descobri que conheço- e adoro- várias músicas deles!
Pode- se dizer, que o quarteto, inicialmente formado para ser um grupo cover dos Beatles, foi um dos responsáveis pela consolidação do rock nacional.
O Ultraje a Rigor surgiu em um período crítico de censura, com uma das composições de Roger, Inútil, que rapidamente se tornou hino da redemocratização.
O Ultraje a Rigor surgiu em um período crítico de censura, com uma das composições de Roger, Inútil, que rapidamente se tornou hino da redemocratização.
Através de suas músicas eles criticaram a política, costumes... provocaram a censura e os pudores de uma sociedade hipócrita, tudo sem perder a piada. A irreverência do Ultraje me lembrou a dos Mamonas Assassinas. Por vezes o grupo paulista se fantasiava nas apresentações e bom humor era marca registrada, que levavam até no nome.
O nome Ultraje a rigor foi escolhido meio por acaso. Roger e Leôspa estavam tentando achar um nome durante uma festa em que se apresentavam. Roger sugeriu Ultraje, mas achava punk demais. Então perguntou a Edgard, que chegou no meio da conversa, o que ele achava de Ultraje. Edgard, sem entender direito a pergunta, disse: "que traje? O traje a rigor?" Roger e Leôspa adoraram e adotaram então este nome.
É interessante notar que composições dos anos 80 até hoje são atuais. O Ultraje a rigor passou por várias formações e hoje- o único integrante da formação original é o Roger.
A leitura foi muito mais delíciosa do que eu esperava. Algumas pequenas partes foram cansativas, mas quando isso acontecia eu simplismente pulava o trecho e continuava a leitura sem prejuízo do entendimento. Por duas noites fui dormir as 4 da manhã só para ler "mais uma página".
Super recomendo! Eu não era fã antes de ler esse livro. Hoje já escutei todas as músicas, assisti todos os clipes, li artigos dos anos 80 sobre o grupo e ri das piadas.
Parabéns editora Belas Letras, a edição é belíssima!
Parabéns editora Belas Letras, a edição é belíssima!
Gosto de algumas músicas do Ultrage! *-*
ResponderExcluirEsse livro parece ser bem legal e divertido!
:*
Mi
Inteiramente Diva
Deve ser um livro bem divertido, eu nem sabia que essas musicas eram deles.
ResponderExcluirOs melhores nomes de bandas sao escolhidos por acaso!
@Jennifer13d
Eu gosto MUITO de Ultraje *-*
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro. Preciso, já!
Beijos
Amanda
Amanda's World
Eu ADORO biografias, sou super suspeita para falar, já li várias, e de bandas e cantores eu amo. Deve ser legal o livro, gosto de algumas músicas da banda mas acho que não leria... Estava querendo ler é a biografia do Lobão.
ResponderExcluirbeijos!
Eu tb não sabia, Jennifer. Achei mto legal, pq já cantei mtas músicas deles nas excursões da escola e nem sabia.
ResponderExcluirÉ um bom livro, sem dúvidas!
Obrigada pelo comentário!
BjoO
Eu também não sou muito de biografias, mas a resenha me deixou curiosa para saber mais sobre a banda. Sempre gostei de Ultraje a rigor, mas nunca foi uma banda que eu era fã.
ResponderExcluirMuito legal esse post.
Beijos
Conjunto da Obra
Estar aberta a novas leituras é ótimo, porque só assim pra acabar se apaixonando por algo que a gente jamais imaginou antes!
ResponderExcluirEles realmente lembram os Mamonas em alguns aspectos, apesar de terem surgido primeiro!
Beijos!
Não sou fã de biografias, mas tenho vontade de ler a de algumas bandas... Até parece interessante *-*
ResponderExcluirBeeeijos
Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com
Olá, Pri!
ResponderExcluirPara ser sincera, conhecia muito pouco, senão nada da banda. Quero dizer, com as letras dessas músicas eu acho que conhecia algo a mais hiueheiuehieh
Admiro muito os grupos musicais que driblavam a ditadura, a censura e as forças maiores para criticar, para mostrar a verdade ao povo de alguma forma... O tal do espírito revolucionário!
Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto
Eu acabei descobrindo que gosto de biografias! Já li algumas, e gostei bastante da experiência...
ResponderExcluirMe interessei muito por esse livro, e além do mais, todo mundo fala muito bem da arte dele *--*
Amei a dica!
Abraços,
http://leitorasanonimas.com
Conheço algumas musicas do "Ultraje a rigor" mas não me considero fã não, apesar de gostar de algumas. Leria o livro por que eu gosto bastante de biografias, desde que sejam sobre pessoas que me interessam de alguma maneira rs (nunca li a biografia de uma banda, seria a primeira vez =P)
ResponderExcluirteh mais
Eu sempre gostei muito de Ultraje a Rigor, por ser filha única e por sempre andar com meus pais, aprendi a gostar de muitas bandas que os jovens não curtem. Mas isso não vem ao caso :P
ResponderExcluirFiquei muito interessada por esta biografia!
Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/
Ah, Ultraje a Rigor, deve ter sido uma delícia ler esse livro e relembrar esse sucessos, eu adoro as músicas deles principalmente a Marylou, a letra é muito engraçada!
ResponderExcluirBeeijos
Jaine - Little Things
Não tenho muita vontade de ler esse livro.
ResponderExcluirNa verdade não sou fã do Ultraje a Rigor, apesar de gostar de algumas músicas.
Mas quem sabe não acontece igual aconteceu com você e eu passe a gostar mais da banda né?
Bjo
oi meninas. ^^
ResponderExcluirnão sou muito fã da banda, mas gosto de algumas música.
gostaria de ler esse livro, acho tão legal books assim. ^^)
quem sabe se eu ler o livro viro fã mesmo da banda? rsrsrs.
beijos.
Ei Pri,
ResponderExcluirEu gosto das músicas, mas não chego a ser fã da banda de verdade. Mas nossa esta foto antigas deles é feia de doer rsrsrsrs.
bjo
Nanda
Parabéns pela postagem linda tão cheia de movimentos, adorei!
ResponderExcluirNão curto o som da banda, mas já cantei dezenas de músicas deles rs
Porém conhecer a história da banda deve ser bastante interessante, gosto de conhecer sobre a vida dos músicos que marcaram tanto época, mesmo que não seja o som que ouço.
Parabéns!
bjs
Dri
Como disse, simplesmente adoro esses caras, embora eles não sejam da minha época!!
ResponderExcluirBeijos!