Preparem-se, hoje o post está prá lá de especial!! Nosso convidado é um especialista em assuntos do coração, mulheres e crônicas de fazer qualquer um estremecer.
Eu lhes apresento Gabito Nunes. Autor do site Caras como eu, crônista/contista, escreveu o livro Caras como eu, a manhã seguinte sempre chega.
Como começou a escrever sobre relacionamentos?
Não sei o que faz alguém tornar-se mais romântico e inspirado que o outro se tratando de amor e relacionamentos. A questão é que desde garoto me interessei de cara pelo tema. Aos onze, lia as revistas femininas da minha irmã mais velha. Meu gosto pela escrita e pelo tema confluíram naturalmente. É um assunto atrativo e muito complexo, cheio de desdobramentos, o que dá pano pra manga. Acho que a paixão pelas duas coisas fez com que role naturalmente.
Como surgiu "A manhã seguinte sempre chega"?
Bem, depois de abandonar uma vida amorosa e profissionalmente deficitária, passei a publicar ensaios de amor. Crônicas, contos e tudo mais. A coisa foi crescendo, fui ganhando leitores e isso me pressionou a entrar no mercado editorial. Então a editora pediu um projeto e eu mandei a proposta de organizar um roteiro cíclico sobre a vida afetiva de alguém. E assim acomodei meus melhores textos divididos em onze capítulos, do fim ao recomeço, sob o nome de “A manhã seguinte sempre chega”, porque não existe um só amor na vida de alguém.
Ele recebeu a classificação autoajuda, o que foi um grande erro do ponto de vista do mercado. Costumo dizer que ele é altamente autodestrutivo, a antítese da autoajuda. Ele ajuda muito, as pessoas dizem, mas de uma forma meio contrasensorial, como uma engenharia reversa na nossa mente, tudo meio passivo. Ele não é um livro prático, “faça-você-mesmo”, não é politicamente correto. E eu o considero como literatura pura e não um manual de tantos passos. Ele pode contar a sua história sem necessariamente, chegar a alguma conclusão. Pois esses nossos dilemas não tem desfecho nunca. Então, as diferenças são inúmeras.
Qual a diferença entre o que desde cedo aprendemos sobre o amor os relacionamentos reais?
Acredito que nossa geração é um pouco mais confusa. Ao mesmo tempo que crescemos com a ideia do amor romântico dos filmes, novelas e comerciais de tevê, nossos pais nunca foram tão divorciados. Logo, vivemos a contradição de nossas entranhas românticas com o que verdadeiramente acontece. Passamos a vida inteira provando que estamos certos em relação a isso, coisa que gera conflitos justamente por sermos também incoerentes em relação ao amor. Mas acho que hoje em dia, estamos nos apegando menos a fórmulas.
Para você, qual o maior segredo do sucesso de um relacionamento?
Nunca precisar fazer força pra reacender o fogo da paixão. Como eu disse, não há fórmulas, receitas. A única regra para o amor dar certo é não haver regra alguma. E afinal, o que é dar certo senão viver enquanto há vida? O negócio é se jogar de cabeça e viver tudo intensamente. Depois não adianta chorar, quando leite derramado, já foi.
Você acha que homens e mulheres enxergam o amor de formas diferentes?
Claro. Fomos criados de maneira diferente. Somos muito díspares no todo, e o amor não fica de fora. Basta olhar a coisa bio, antropo e psicologicamente. Negar conviver com a dessemelhança é o grande erro de todos nós.
Penso que o homem foi obrigado a reagir e criar novas ferramentas de sobrevida. Isso nos forçou a sermos mais dedicados, envolvidos e comprometidos. Ontem mesmo tive de fazer canja de galinha pra minha namorada doente. Meu pai não faz ideia do que é isso e talvez isso nem seja motivo de orgulho. Mas as coisas são assim agora.
É verdade que homens gostam de mulheres femininas e que se assustam com as feministas?
Homem gosta de mulher porque elas são tudo que a sociedade não os deixa ser: femininas, delicadas, incoerentes e loucas. Já o feminismo é uma reação não-natural às consequências do machismo, que é uma imposição natural, pela questão da força física. Quando o cérebro passou a evoluir e tornar-se importante, já era tarde, a heirarquia social já estava composta. As mulheres lutam por seus direitos, mas ainda não ficaram muito claros seus objetivos. Ainda tem muita bunda na tevê. Tá confuso isso. No âmago, acho que o movimento serve pra reduzir a violência contra a mulher. Mas não sei muito bem separar uma feminista do resto das mulheres. Toda mulher é difícil por natureza.
O que é um relacionamento perfeito?
Uma desculpa pra quem quer fugir dos amores normais que o mundo oferece. Ou seja, um mito ou uma sandice.
Gostaria de deixar um recado para os leitores do Entre Fatos e Livros?
Leiam, minha gente. O mundo precisa de vocês fazendo a diferença
RAPIDINHAS
AMOR~> Indefinível.
MULHERES~> Essenciais.
NAMORO~> A segunda melhor coisa do mundo.
ALMA GÊMEA~> Piada de horóscopo
PRÓXIMO PROJETO~> Estou editando um segundo livro de ensaios e um romance, pra 2011 e 2012, respectivamente.
CONFIRA O SITE DO AUTOR CLICANDO AQUI
Gostou da entrevista?
Concorda ou discorda com a visão de Gabito sobre relacionamentos?
Que tal ganhar um exemplar do livro "Caras como eu- A manhã seguinte sempre chega"?
Basta seguir o twitter @fatoselivros e RT as frases abaixo:
Dê RT- Eu sigo @fatoselivros para ganhar o livro Caras como eu- A manhã seguinte sempre chega- SIGA e RT vc tb- http://kingo.to/zXk
%%%% OU %%%%
RT- Eu qro descobrir pq A Manhã Seguinte Sempre Chega, c/ o livro q @fatoselivros tá sorteando. Siga e Rt e participe tb http://kingo.to/zXk
Rt livre! A promoção vai até 00:00 de 29/04 de abril e o resultado será postado dia 30/04 aqui no blog.
PARTICIPE TAMBÉM DE OUTRAS PROMOÇÕES
Promoção- A vida sexual da mulher feia.
Promoção- O cinturão de Fogo
Cofesso que adoro os romances mulherzinha, com finais felizes e tudo o mais, mas também é ler, de vez em quando, umas verdades. Verdades que doem, mas são reais!
ResponderExcluirA entrevista está ótima, e concordo em muitos pontos com o Gabito Nunes! Homens com o pensamento dele estão cada vez mais difíceis e raros de achar, então quando encontramos um, temos que dar a devida atenção!
Hahahaha
Com certeza vou ler o livro! O assunto me atrai e muito!
"Altamente autodestrutivo, a antítese da autoajuda" Sabe psicologia reversa? Então! Me fez querer ler ainda mais!
Hahaha
Beijos, dane.
http://coracaofurtacor.blogspot.com/
Adorei a entrevista...
ResponderExcluirBem, mulheres feministas 'fanáticas' deve ser chato para os homens. Eu odeio machismo, ainda há muito preconceito sobre algumas coisas que 'homens podem fazer e mulher não', MAS tem mulheres feministas que exageram. Acho que se odiamos o machismo não devíamos ser feministas.
Hehe, não existe REALMENTE relacionamento perfeito. Eu acredito que, existe um relacionamento certo, tipo uma pessoa encontrando a pessoa 'certa' para ela mesmo com os defeitos, porque a pessoa certa complementa o que o outro não tem, as diferenças complementam tudo. Relacionamento perfeito quem disse que teve um dia devia estar mentindo ou sofria de alguma doença que perde memória. -.-
"Alma Gêmea ~> Piada de horóscopo" <- Ri muito kkkk É verdade!!!
No fundo do fundo da minha mente concordo que as mulheres são complicadas :x rsrs
Beijãoo! Adorei a entrevistaa!
Letícia
Pensamentos de Garotas Incomuns...
Depois de uns dias com a internet sem colaborar, finalmente apareci por aqui.
ResponderExcluirAdorei a entrevista. Ele tem uma visão interessante sobre relacionamentos e mulheres. Nós somos muito complicadas.
Ah! Quanto a Páscoa, aproveitei muito sim. Espero que a sua tenha sido ótima.
Beijos!!
Carissa
Arte Around The World
Olá!!
ResponderExcluirAdorei a entrevista.
Concordo com a frase dele: As pessoas precisam ler mais, muito mais. A leiura é informação e nossa maior arma.
beijos
Acho interessante quando os autores aceitam entrevistas com os blogs!
ResponderExcluirAdorei =D
Sucesso flor
Ai que tudo, adorei, não tinha lido nada sobre ele ainda, já estou me informando!
ResponderExcluirNossa muito legal a visão dele, e concordo sobre o ponto do relacionamento perfeito, isso é utopia, não adianta, não somos perfeitos então como teremos relacionamentos assim?
Bem gostei especialmente dessa parte:
Homem gosta de mulher porque elas são tudo que a sociedade não os deixa ser: femininas, delicadas, incoerentes e loucas.
Loucas? MAGINA, akoakaokaokoak
Muito legal meninas, Parabéns pela entrevista!
Beijokas
Livros & Fuxicos
Pri muito obrigada por participar da promoção lá no blog, brigadão pela força! ;*
eu não acho q seja tanto assim como o autor disse, mesmo muitas coisas sendo realidade, ainda existem casamentos q duraram 40, 50 anos e continuam firmes, não eh como se todo amor sempre acabasse
ResponderExcluir--
hangover at 16
"ALMA GÊMEA~> Piada de horóscopo"
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom!
Olha, confesso que não curto muito o estilo do livro, mas o autor me ganhou pela entrevista... Se surgir uma oportunidade com certeza lerei o livro.
Bjs,
Kel - It Cultura
www.itcultura.com
Ah, adorei a entrevista ;*
ResponderExcluirMorri de rir quando o Gabito Nunes disse ALMA GÊMEA~> Piada de horóscopo 'Haha
E quanto a relacionamentos perfeitos, em um certo momento da minha vida cheguei a acreditar que existiam, porém hoje sei que é impossível. Namoro a 3 anos, meu relacionamento está longe de ser perfeito porém como a Leeh M., vai de a pessoa encontrar a pessoa "certa".
Beijos&beijos
Book is life
Oi meninas!
ResponderExcluirMuito legal a entrevista, mas achei o autor meio incoerente em suas respostas... Como ele se diz romântico e ao mesmo tempo não acredito no relacionamento perfeito?
Acho que ele é infeliz no quesito amor...
Beijos
ele simplesmente lê os pensamentos da alma feminina!! uma twitcam com esse "Homem dos nossos sonhos" pelo amor...!
ResponderExcluirAdoro o Gabito Nunes..Um fofo!
ResponderExcluirO amor é um tema de muitas variáveis.
ResponderExcluirNamoro há cinco anos e durante todo o namoro tivemos períodos de se ver uma vez a cada dois meses, brigas no telefone, brigas pessoalmente, carinhos, conversas, bate-boca, discordâncias... Depois de cinco anos de namoro, continuo pensando no amor da mesma maneira que pensava há cinco anos atrás: "Amor perfeito é aquele com imperfeições que conseguimos conviver"
Beijos garotas
Oiie!
ResponderExcluirAdoorei a entrevista!
Quero ler o livro dele deve seer bem bacana!
www.livroseatitudes.blogspot.com
"NAMORO~> A segunda melhor coisa do mundo."
ResponderExcluirQual será a primeira????
Bem criativo. Parabéns meninas.
Sucesso :D
Babih
http://babihgois.blogspot.com
A primeira é uma consequência do namoro, mas acabei tirando para não precisar censurar o post.
ResponderExcluirObrigada pelos coments! Li todos! \o/
BjoO
Amei a entrevista!
ResponderExcluirMULHERES~> Essenciais. *_*
bjs
Olá, Pri!
ResponderExcluirAdorei a entrevista que fez com o autor. Ele me pareceu ser uma pessoa super atenciosa e simpática. Curti muito as respostas e desejo a ele muito sucesso!
Tenha uma ótima semana.
Bjos.
Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.
Olá meninas ^^
ResponderExcluirAdorei a entrevista! O autor parece ser bastante simpático e deu uma super vontade de ler o livro dele :D
=*
Mi
Inteiramente Diva
Muito boa a entrevista. E concordamos com ele, com relação a alma gêmea ser piada de horóscopo. kkkkkkkkkk'
ResponderExcluirhttp://curiosoinovador.blogspot.com/
HAHA adorei as rapidinhas! *-*
ResponderExcluirAlma Gêmea - piada do horóscopo rs
Adorei a entrevista!
Beijos, Mila ♥
@Camilla_Leitte
http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com
Participando o/
ResponderExcluir