O Diário de Anne Frank & O menino do Pijama Listrado


Galera, esse ano eu li dois livros que me chamaram atenção para uma parte triste da história: A Segunda Guerra Mundial.
Cada um a sua maneira acrescentou uma visão de uma época distante e difícil até mesmo para imaginar.


                      O Diário de Anne Frank.


Trata-se do diário de uma menina de 13 anos que viveu confinada com mais sete pessoas- entre elas, o pai, a mãe, e a irmã- em um anexo do antigo trabalho do pai, conhecido como Anexo Secreto.

Anne, que apesar da aparência frágil tinha uma personalidade forte e libertária narra com perfeição os horrores da guerra e do Holocausto.

Seus relatos vão de Junho de 1942 à Agosto de 1944. Através deles o leitor acompanha os conflitos familiares com a mãe, as mudanças de seu corpo e de seu comportamento com a chegada da adolescência, os sonhos de se tornar escritora, o medo de ser descoberta pelo exército de Hitler, o desabrochar do primeiro amor...

CONFESSO: Tive vergonha de mim, aos 14 anos! A Anne se mostrou uma profunda conhecedora de si mesma. Tinha defeitos e os conhecia. Tinha qualidades e sabia apreciá-las. Ela tinha uma visão do mundo, que sinto que nunca terei. Não tenho dúvidas que ela teria sido uma grande personalidade se seu destino não tivesse sido tão trágico.

Em minha opinião, esse é o tipo de livro que deveria ser trabalhado nas escolas. Tenho certeza que despertaria bastante a atenção dos alunos


"E lembrar-me que também já fui alemã! Hitler tirou-nos a nacionalidade há muito."
.
Anne frank

O Menino do Pijama Listrado


Enquanto O Diário de Anne Frank é uma biografia, O Menino do Pijama Listrado é uma uma ficção. O ponto em comum dos dois livros é se tratar do Holocausto, embora o primeiro trate da dificil vida dos judeus confinados e o outro, das familias dos militares e da vida nos campos de concentração. 

Bruno, com 9 anos, em função do trabalho do pai, foi obrigado a se mudar da sua espaçosa casa de Berlim para uma pequena casa em um lugar remoto onde não havia nenhum amigo com quem brincar.

Curiosamente, Bruno via da janela de seu quarto uma cerca e atrás dela, centenas de pessoas com pijamas listrados. Um dia, por acaso,  ele acaba conhecendo um menino que vive atrás da cerca e, em segredo, eles passam a ser  amigos.

A história transmite muita pureza, pois as duas crianças não sabiam da existência do Holocausto mesmo vivendo no meio dele. Eles não exergavam diferenças entre eles, diferenças que os adultos insistiam em condenar, em função de crenças religiosas. 

Criei muita espectativas para esse livro e me decepcionei um pouco. Não é um livro ruim, mas poderia ter sido desenvolvido, especialmente o final. Ainda assim, a útlima página conseguiu me arrancar uma lágrima sofrida.

 
"Você é meu melhor amigo, Shmuel. Meu melhor amigo para a vida toda"

Bruno
******************************

O Menino do Pijama Listrado foi uma cortesia da querida Luciane, que cedeu o livro para uma temporada no grupo LIVRO VIAJANTE, do Skoob. Obrigada!

16 comentários:

  1. Bom, não sei se foi a Pri ou Bia quem postou, mas tbm nao importa hehehe
    Tambem li O menino do pijama listrado.. Chorei horroreeees! ;~
    Mas adorei a história! *-*
    Já o Diario de Anne Frank eu ainda não li, espero poder le-lo em breve, quase todo mundo fala que é muuito bom.

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu nunca consigo comprar Anne Frank,
    mas o menino do pijama listrada é uns dos livros que quero comprar há tempos,
    e estou louca, louca pra ler.
    beijos.
    adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Meninas, obrigada pelos comentários!

    Pâmela, dá uma olhadinha na Estante Virtual. Lá vc encontra com certeza: http://www.estantevirtual.com.br/

    Meninas, leiam O diário de Anne Frank q vcs não irão se arrepender!

    Boas leituras!

    Bjo

    Pri

    ResponderExcluir
  4. Eu li O Diario de Anne Frank quanto tinha 12 anos, e lembro que fiquei chocada com o que eu li! Eu não sabia nada sobre a Segunda Guerra Mundial e nem sobre o Holocausto, por isso me surpreendi quando ela narrava os acontecimentos.
    Eu quero ler O Menino do Pijama Listrado, pois me parece uma historia extremamente triste e linda.
    Acho que irei gostar, mas nao vou com grandes expectativas pois, na maioria das vezes, acabo me decepcionando.

    Bem, acho que escrevi demais u.u' entaaao, termino aqui (nao sei como concluir -.-)


    Beijooos

    ResponderExcluir
  5. Eu sou louca pra ler O diário de Anne Frank, mas não consigo nunca comprar...quando acho está super caro :(

    Bjs

    Amanda / Vício em livros

    ResponderExcluir
  6. oi girls.

    eu ainda não li nenhum desses livros, mas quero ler O Menino do Pijama Listrado.

    espero gostar, apesar de não ser meu estilo de leitura habitual. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá meninas!

    Bom, tenho muita vontade de ler o Diário de Anne Frank, já ouvi muito falar dessa história, mas percebi que nunca tinha parado para procurar mesmo... Acho que vou fazer isso^^
    Há tempos estou tentando pegar O Menino do Pijama Listrado, mas ele não para na biblioteca... Já vi o filme e chorei bastante =[ Espero que o livro seja tão bom e emocionante quanto... Se tratando que sou uma manteiga derretida (kkk), não precisso de muito para chorar... XD Odeio essa característica, mas é verdade XD

    Beijos=*

    http://promocoesnaprateleira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Os dois livros foram emprestados, mas sei na Estante Virtual não deve ser muito caro.

    Super recomendado, principalmente O Diário de Anne Frank. ;)

    Fran, eu tb sou uma manteiga derretida, principalmente com os livros. =D

    BjoO

    ResponderExcluir
  9. Adorei conversar com Anne Frank, sim, conversar, pois o relato dela para o diário dá a brecha de nos sentirmos o próprio confidente. Ela é amadurecida para a idade e além disso, nos mostra pela visão de uma adolescente a vida num cativeiro.
    Já o O Menino de Pijama Listrado ainda não conheço. Fiquei curiosa!

    Abç

    ResponderExcluir
  10. Não li o O diário de Anne Frank!
    Já li o menino do pijama listrado... gostei do livro!
    Não imaginava um final daquele jeito!

    =)

    ResponderExcluir
  11. Gosto de livros que trazem essa temática!
    Já li "o menino do pijama listrado" e tenho vontade de ler "Anne frank"

    bjossssssss

    Nii

    ResponderExcluir
  12. Oi!!
    Nunca li esses livros, mas me parecem bem tristes (é claro, falam sobre guerra).
    Sobre esse assunto, recomendo A Menina que Roubava Livros. Li esse livro e me emocionei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Quero ler o menino de pijama listradooo.. parece ser mt bom. obrigada pela visitinha..

    http://apeenas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Não sei pq, mas eu não consigo ler nenhum dos 2 livros.
    São muito fortes.
    Mas eu vi o filme do Menino do Pijama Listrado, gostei, mas sofri.

    Beijoooos meninas

    ResponderExcluir
  15. assisti ao filme do menino do pijama listrado, achei mto triste o final ç.ç minha mãe ateh choro D:

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  16. o filme é triste mas não sei como é o livro

    ResponderExcluir

Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!!!

Os comentários são moderados e não serão aceitos aqueles que contrariarem nossa política de comentáriosI, apresentando termos ofensivos ou spam.

Caso esteja interessado em parceria ou queira um contato por e-mail CLIQUE AQUI

Retribuiremos a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...