Bianca Carvalho, autora do livro Jardim de Escuridão



BIANCA CARVALHO! GUARDE ESSE NOME.
Se você já a conhece sabe que além de uma fofa, ela é um novo talento da literatura brasileira. Caso aiiiiiinda não a conheça, ok. Não se desespere, estamos aqui para ajudar. Leia a entrevista exclusiva que Bia Carvalho concedeu ao Entre Fatos e Livros e conheça mais sobre este futuro sucesso.

Essa gracinha da foto é carioca da gema. Atualmente, trabalha como secretária bilingue moça chique é outra coisa!, mas seu maior desejo é ser reconhecida como escritora. Escreveu recentemente o livro Jardim de Escuridão e apesar de ainda não ter sido publicado, Bia conta com o apoio de centenas de leitores loucos para possuir o primeiro volume da trilogia.

  • Bia, como você se diverte nas horas vagas?
Gosto de ler, é claro, assistir séries, tocar violão, namorar, além de blogar. Mas, na maioria das hora vagas, quando estou em casa sem fazer nada, eu escrevo. Estou sempre com um bloquinho e uma lapiseira na mão anotando minhas idéias ou dando continuidade ao livro.

  • Quantos livros você lê em média por ano?
            Olha, depende muito do ano e das coisas que vão acontecendo. Em 2010, até agora eu li mais de 60.

  • Qual seu autor preferido? 
           Nora Roberts \o/, a diva das divas!

  • Qual é o seu livro de cabeceira?
São tantos que não caberiam só na cabeceira. Porém, dos preferidos, eu citaria Se houver amanhã do Sidney Sheldon e O morro dos ventos uivantes – Emily Brontë.

  • Como surgiu a inspiração para escrever?
Surgiu quando eu me apaixonei pela leitura. Virou mais que uma paixão, quase uma obsessão. Eu não consigo andar na rua sem um livro na bolsa para ler em qualquer oportunidade, não consigo ficar um mês sem comprar ou trocar um livrinho sequer. E foi lendo tanto, que eu descobri que criar personagens e lugares e histórias era uma coisa muito divertida e que eu queria fazer também. Eu tinha 14 anos quando escrevi meu primeiro romance, mas que hoje fica no fundo da gaveta e não tenho coragem de mostrar para ninguém.

  • Porque Jardim de Escuridão?
Porque Faith, a personagem principal do livro possui um jardim, e através das flores que ela planta, ela consegue prever o futuro. E nem sempre esse futuro é bom. Algumas vezes ela se depara com coisas desagradáveis, até mesmo com morte. Ai o nome apareceu! Acho que combina, não é? O que vocês acham?

  • Você teve dificuldades no processo de criação?
Ah, sempre há uma dificuldade ou outra. Tem horas que dá um branco e você diz: E agora? Como eu saio desse buraco? Mas nesse livro especificamente, eu tive que buscar o significado de muitas flores, e para algumas situações, não havia planta que combinasse. Ai eu tive que dar um jeitinho brasileiro e acho que deu tudo certo, graças a Deus!

  • Planeja escrever outros livros?
Sim!!! Como Jardim de Escuridão faz parte de uma trilogia, haverão pelo menos mais dois livros além dele que eu com certeza vou escrever. Depois dele tenho uma penca de idéias doidas para serem libertadas aqui da minha cabeça. Tomara que eu tenha a sorte de poder compartilhá-las com vocês e que vocês gostem de todas elas.

  • Bia, você acredita na existência de preconceito com autores nacionais?
Acho que isso está mudando um pouco, sabe? Antigamente eu mesma era muito preconceituosa e dificilmente dava oportunidade a um autor brasileiro. Depois do blog eu conheci tantos, e tão talentosos, que me surpreendi e meu preconceito foi por água abaixo. Vejo muitas livrarias destacando nossa literatura e muitas pessoas comentando sobre nossos autores. Percebemos finalmente que também somos capazes de fazer coisas muito boas. Espero que no futuro encontremos ainda mais portas abertas para talentos nacionais.

  • Diante da sua experiência, você vê dificuldades em publicar um livro no Brasil?
Vejo um pouco sim. São tantas editoras, mas muito poucas dão chances para autores nacionais. Para lançar um livro, na maioria das vezes você tem que desembolsar uma quantia de dinheiro enorme que nos faz ter vontade de desistir. Acredito que assim como a questão do preconceito, isso também está mudando. Ou pelo menos, assim eu espero!

  • Qual conselho você daria a quem, apesar da vontade, não tem coragem de escrever?
Acho que o essencial para se começar é ter certeza de que você está escrevendo algo que gosta e não pensando na quantidade de gente que vai querer comprar sua obra. É importante ler bastante e coisas diferentes. Mas o principal é se jogar de cabeça na história e deixar fluir.

  • Gostaria de deixar alguma mensagem para os leitores?
Primeiro gostaria de agradecer às donas desse blog, Priscilla e Biia (minha xará de apelido) pela oportunidade e o espaço que me deram. Para os leitores, continuem lendo bastante, absorvendo tudo de bom que o livro tem para oferecer. E com certeza, são muitas coisas.


RAPIDINHAS


~~> Uma comida: Qualquer uma que a minha avó faça ;)

~~> Uma lembrança: Meus dias de vocalista de rock (é gente, eu já tive banda)

~~> Uma frase: “Quando Deus fecha uma porta, em outro lugar ele abre uma janela.’

~~> Um Fato: Ihhh, são vários. .

~~> Um livro: Se houver amanhã – Sidney Sheldon.

********************************************
Ahhh, fala! Eu sei que vocês também adoraram!  *.*
Vamos ajudar nossa amiga?! Comente, divulgue, curta esse post no facebook (ícone a direita do post), Rt no twitter, adicionem o livro pelo skoob

Pode até parecer um favor para ela, mas quem ganha somos todos nós enriquecendo a literatura brasileira.

BOA SORTE, BIA!  








8 comentários:

  1. Ebaa! Agora eu posso comentar e dizer o quanto fiquei feliz pelo espaço e pela ajuda de vocês duas!
    Obrigada mesmo!
    Seguindo o blog que está lindo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. *-*
    Estou adorando o surgimento de grandes escritores nacionais, seja em que gênero for!!
    Mais pessoas têm lido a literatura nacional e isso é bom, incentivador e espero que as proporções disso seja muito maior que as expectativas!!
    *-*
    Parabéns pela entrevista, ficou muito legal!!

    Apesar de ter dois livros da Nora, ainda não tive "tempo" para lê-los!
    (Na verdade eu vou acumulando livros de R$ 9,90 e depois não dou conta pra ler, sabe?? :x)
    Mas eu acho que minha autora preferida seria mesmo Marian Keyes, não tem jeito!
    HIhihihiih

    Sucesso pra Bia!!!

    xoxo

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Eunice e vc me mandou esse blog no skoob do livro. Primeiramente agradeço muito a isso, e acredito muito que nada é por acaso.
    Bom direi algumas coisas e pretendo ser rápida:
    1 a Vc Bia... Como vc eu tb escrevo, eu ja tenho uns 10 livros, mas tb nenhum públicado. Meu primeiro livro chama-se "Alvitres impostos pelo tempo" é um livro de poesias e prosas; o segundo que esta só faltando prefáciar chama "Cartas imáginárias", e recentemente eu estou escrevendo em parceiria com um amigo um livro de um drama romantico que eu e ele ainda nao encontramos o nome... Meus outros livros eu começei a escrever no papel, mas nao tive tempo de passar pra o pc, mas esse com o meu amigo estamos conseguindo sim. Moça, vou estar apresentando essa sua entrevista para esse meu amigo, achei muito legal, e acho que muitas entrevista com escritores e poetas anonimos esse blog poderia fazer, aliais em falar nisso eu tenho um blog sim, mas nao divulgo muito pois nao tenho tempo de postar muita coisa, meu tempo é extremamente corrido, só gostaria que torço nao só por vc mas por muitos escritores anonimos que ainda nao tem seu trabalho publicado.
    Eu quero ver se consigo acabar de ler o livro do Dan Brow para começar a ler o livro de um dos colegas de Skoob do livro que eu achei enormemente interessante, chamado "Sob uma lua de sangue", como o seu ele é uma trilogia, e puxa muito o lado crepusculo, mas acredito que sem seu lado romantico... Boa sorte e que vcs do blog entrevistem mais autores como nós...bjs nice
    http://meuspoemasversosevida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eunice, as entrevistas com escritores nacionais será uma coluna fixa do blog. Essa semana estaremos divulgando uma nova entrevista. Fiquem de Olho.

    Que bom que você gostou. A Bia, vai gostar de saber. Ela merece. Vocês merecem.

    Volte Sempre!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Vou ta acompanhado sim.. Quem sabe eu e meu amigo nao possamos ser uns dos escritores anonimos a ser entrevistados por vcs...bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista da Bia!!! Já sigo no twitter e tive a oportunidade de conferir o primeiro capítulo do livro dela e adorei!!! Espero que seja logo publicado para poder continuar acompanhando a história.
    Quanto ao post de entrevistas aos novos autores, achei uma idéia maravilhosa e apoio totalmente a iniciativa!
    Parabéns pelo espaço.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. A entrevista ta demais, e pra mim o melhor foi o final, quando tu diz: "todos nós enriquecendo a literatura brasileira."

    isso é importantissimo, principalmente para os novos escritores. Parabens e sucesso para a Bianca, ainda quero ouvir muito esse nome.

    ResponderExcluir

Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!!!

Os comentários são moderados e não serão aceitos aqueles que contrariarem nossa política de comentáriosI, apresentando termos ofensivos ou spam.

Caso esteja interessado em parceria ou queira um contato por e-mail CLIQUE AQUI

Retribuiremos a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...