Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Lia e Cassie não faziam ideia de quanto a comida poderia se tornar um problema quando decidiram apostar quem seria a menina mais magra da escola. Jovens, vaidosas e competitivas, elas não hesitaram em usar artifícios para emagrecer. Cassie, sofrendo de bulimia, tomou como hábito comer descontroladamente e vomitar tudo, logo em seguida. Lia, desenvolveu anorexia e passou a simplesmente a não comer.
Anos mais tarde, com a amizade tão deteriorada quanto a própria saúde, Lia recebe a notícia da abrupta morte de Cassie. Apesar de terem rompido, Lia fica abalada pelo falecimento repentino. Ao perceber que não atendeu nenhuma das 33 ligações que a antiga amiga tentou fazer na noite em que morreu, Lia se afunda ainda ainda mais em sua doença. Os dias se tornam batalhas em que o objetivo é enganar os pais na hora do jantar, usar a concentração para continuar de pé, comer o mínimo, não enlouquecer em meio aos delírios, emagrecer cada vez mais...
A proposta de "Garotas de Vidro" é original. É incomum que um autor saia da zona de conforto e escreva sobre adolescentes sem tratar de amor-desamor-amizade-popularidade escolar. O tema central, distúrbios alimentares, é forte e perturbador.
É difícil entender a dimensão da obsessividade das pessoas com transtorno disfórmico corporal. Apesar de se tratar de uma obra fictícia, a autora usou muita pesquisa para desenvolver em Lia uma personagem capaz de dispor um panorama sóbrio e realista sobre a doença. É inquietante testemunhar os pensamentos e preocupações exageradas quanto a aparência de alguém que claramente não se enxerga como é.
A depressão de Lia é palpável. Além de sofrer com a anorexia, ela era adepta da auto-lesão. Já tive contato com pessoas que, assim como a personagem, costumava se automutilar e, por isso, essa parte da trama foi bastante tensa. Diante de todo drama, senti um pouco de inércia dos pais. Acredito que eles poderiam ter tido mais atitude diante da situação alarmante. Gostaria que o livro tivesse abordado a visão deles também.
Apesar de ter gostado muito da leitura, eu não recomendo a todos. É um livro emocionalmente desgastante que exige maturidade e interesse do leitor. Mas quem quiser entender um pouco mais da temática, vale muito a pena.
Para os curiosos e ansiosos, a sortuda da promoção "Ganha Presente Quem é Presente" foi... Fernanda Luciana Claret!
Parabéns Fê! Responda o e-mail ou entre em contato (fatoselivros@gmail.com) com seus dados, indicando o kit de seu interesse.
Parabéns, Fernanda sortuda!!! rs
ResponderExcluirBeijo,
www.estanteseletiva.com
Oie! No começo não gostava muito desse livro, mas a medida do tempo fui passando a simpatizar com ele... Parece ser forte!
ResponderExcluirBeijos
Lendo de Tudo
Parabéns!!!!!!!!!!!!1
ResponderExcluirQuero MUUUITO ler esse livro. Gostei que a temática é sobre um assunto diferente e que acontece tanto por aí.
ResponderExcluirAdorei sua resenha. :)
Beijos!
www.desejoliterario.com
Imaginei o livro de forma diferente. Estou curiosa sobre como será, mas não sei se vou gostar. Só o futuro dirá.
ResponderExcluirBjinhos
L&V
http://anna-gabby.blgospot.com/
Oba! Meninas eu já tinha visto e mandado um email... vou enviar novamente ok!??
ResponderExcluirAdorei =)
Oi Pri!
ResponderExcluirCom certeza, esse livro tem uma enorme carga emocional, eu sofri junto com ela, ficava pensando nossa, como assim? É como vc disse, ela, a autora saiu de temas comuns e fez algo diferente, pelo que pude ver, é da característica da autora falar sobre temas delicados. Ela escreveu Speak, fala de um tema tão delicado quanto este, e tem um filme(O silêncio de Melinda), eu já vi e gostei,na época não sabia que era baseado em livro. Eu gostei muito do livro(estudante de nutrição hehe) são áreas que eu gostaria de compreender mais.
Fiquei curiosa e pesquisei sobre anorexia e bulimia(Ana e Mia), eu ouvi dizer que tinha blogs sobre elas e fiquei pasma, são muitos os blogs, tanto quanto os literários se é possível, e o conteúdo é realmente triste. Eu acredito que este livro para estas pessoas não é indicado.
Beijos :D
Effy, é bem intenso. É um ótimo livro, mas exige bastante do leitor. Como vc, também pesquisei pelo tema e bem chocante. Não sabia sobre as outras obras da autora, mas irei procurar.
ResponderExcluirObrigada pelos comentários, pessoal!
BjoO