Harry Potter e a FILOSOFIA



Antes de tudo, Harry Potter e a Filosofia não tem nada a ver com Harry Potter e a Pedra Filosofal. Aliais, não tem nada a ver com o mundo mágico criado por J.K. Rowling. O livro analisa e relaciona os cinco primeiros livros da saga com pensamentos e estudos filosóficos.

Associar Hogwarts, trouxas, bruxos, personagens, bem e mal, entre outras situações corriqueiras da série com grandes pensadores e suas teorias, pode ser tão fascinante quanto perturbador. É inevitável, depois de ler esse livro o leitor passa a perceber coisas que antes eram insignificantes.  

Como não é difícil presumir, por não se tratar de uma obra de ficção, a leitura não é de gosto comum. Preciso fazer algumas considerações: Primeiro, só leia Harry Potter e a filosofia se já tiver lido até o quinto livro da saga, pois durante as dissertações há inúmeros spoilers. Além disso, é recomendável que o leitor tenha afinidade com HP, assim como com Filosofia. 

Não suporta filosofia, mas ama HP? Esqueça o livro.
Não suporta HP, mas ama/gosta de filosofia? Esqueça o livro.
Não suporta HP e muito menos filosofia? Corra para as colinas.
Ama HP e ama/gosta/simpatiza com filosofia? Leia sem medo de ser feliz.


Como foi escrito antes do lançamento de As Relíquias da morte e O Enigma do Príncipe, os leitores ficam carentes de algumas informações. Contudo, já me informei que há a versão atualizada "A Versão Definitiva de Harry Potter e a Filosofia- Hogwarts Para Trouxas". 
Sou apaixonada por Harry Potter e sempre quis ler tudo relacionado a saga. Apesar de não ter Filosofia entre minhas disciplinas favoritas, a leitura fluiu muito bem. As páginas iniciais são cansativas, mas depois as informações tornam-se tão curiosas que não resisti e anotei vários trechos. Se Rowling intencionalmente agregou em suas obras tudo o que foi revelado no livro,  ela é ainda mais genial do que eu considerava.


Pottermaníacos, confiram também os posts- Super Ring Literário Harry Potter, Meme Harry Potter e a Resenha do Filme- Harry Potter e as Relíquias da Morte.





já está participando da promoção "ganha presente quem é presente"? é super simples! basta comentar e pronto! Saiba mais sobre os prêmios e formas de participãções clicando aqui e não esqueça de preencher corretamente o form depois de comentar. boa sorte! CLIQUE AQUI



11 comentários:

  1. Oie!!

    Hmmm, achei interessante o livro, não conhecia mt sobre ele, acho bacana pra quem gosta de HP =) Fiquei com muita vontade de lê-lo *-*

    Beijos!
    Nati

    ResponderExcluir
  2. Hm Pri, não faz meu estilo. Eu não sou lá fã de HP, apenas assisto aos filmes, como quaisquer outros... E tb não curto filosofia kkkkkkkkkk
    Será que essa é a deixa pra correr para as colinas? =D

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  3. Não li os livros da série. Assisti a alguns dos filmes, mas não todos. Não gosto muito de filosofia... Por isso, esse livro não me atrai.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma das poucas leitoras desse mundo que não leu Harry Potter e nem assistiu aos filmes, realmente não me animo pra ler.

    ResponderExcluir
  5. Também não sou muito fã de Harry Potter, só vi os filmes e olhe lá.

    Beijos,
    Bells ~ Just a Girl

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de Harry Potter, acho uma leitura imperdível, mas não seria por isso que leria o livro, não chego a esse ponto. leria talvez porque acho interessante analisarmos o porque o livro fez tanto sucesso. Acho que a autora não tinha noção do que estava fazendo, foi pura sorte.
    um abraço
    Gisela - ler para divertir

    ResponderExcluir
  7. Nossa, sempre quis ler esse livro, mas nunca conheci ninguém que já o leu pra me dizer se é bom ou não. Muitas vezes esses livros que "analisam" algum best seller são uma roubada, só pra ganhar dinheiro em cima. Tipo as 500 versões que saíram do "Segredo", hahahaha. Legal saber que ele é bom mesmo :)

    ResponderExcluir
  8. Oi PRI!
    Não li os livros do HP,apenas vi os filmes,mas acho interessante um livro com uma análise mais profundo deste mundo fantástico.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Planet, não leia se vc não gostar mtooo da série e não se interessar por filosofia. Ler sem gostar do assunto deve ser massante demais.

    Kel, então fuja! Para vc esse livro será a pior roubada. Não recomendo mesmo!

    Leila, esse livro é feito para fãs e para qm tem paciência para Aristóteles. Eu não recomendo para o público em geral. Melhor não ler, já que não lhe interessa.

    Adriana, como assim?! Nenhum filme, nenhum livro, nada de HP? =O Vc é uma raridade. Enfim, não recomendo.

    Isabelle, leia os livros. Os livros, sem dúvidas, são superiores aos filmes. Mas não recomendo Harry Potter e a Filosofia para vc. Só para os fãs, mesmo.

    Gisele, é impressionante! Eu fico em dúvida. Não acho que ela tenha pensado em tudo e todos os significados que estava incluindo nos livros enquanto escrevia. Ela é genial.

    Ane, realmente tem mta roubada. Mas eu gostei do livro por ele explicar usando os textos filosóficos e dando exemplos com trechos dos livros. Dentro do gênero foi bem escrito. Agora quero conferir a versão completa. Espero que mantenha a qualidade.

    Fabiane, leia os livros da saga. Talvez vc goste mais de HP nos livros. Alguns filmes são mto chatinhos.

    Obrigada pelos comentários.
    Continuem comentando

    BjoO

    ResponderExcluir
  10. Pri, fiquei doida de vontade de ler esse livro!
    Eu AMO HP e adoro uma filosofia! Além disso, eu simplesmente sou fascinada por encontrar significados ocultos nas coisas, então acho que seria uma leitura interessantíssima pra mim ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Eu não chegaria ter que fugir para as colinas huahuahuahua... Maaaaaas eu detesto HP! #prontofalei

    Sabe aquela história de fantasia super badbadbad? Então, acho isso de HP. E tenho várias amigas fãs paca!
    Mas curto filosofia... Ou seja, irei esquecer o livro! hehe

    ResponderExcluir

Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!!!

Os comentários são moderados e não serão aceitos aqueles que contrariarem nossa política de comentáriosI, apresentando termos ofensivos ou spam.

Caso esteja interessado em parceria ou queira um contato por e-mail CLIQUE AQUI

Retribuiremos a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...