Ficha Técnica
ISBN:9788591218608
BookTour PerSe
Páginas: 240
Neste livro, o autor descreve os hábitos, os costumes, o comportamento e o modo de pensar de pessoas, adultos e jovens, que viveram numa comunidade de bairro periférico, onde as normas e as regras sociais eram ditadas pela religião e o rigor dos padres capuchinhos.
Uma cidade onde havia bondes, trólebus e muito verde, em que não existia violência, ladrões eram só de galinhas, horas dançantes aconteciam em casas de famílias, medo se tinha de assombrações e homens escreviam versos, faziam serenatas e ofertavam flores para a mulher amada. Belo Horizonte, Bairro Pompéia, Capuchinhos e a JUF-Juventude Franciscana são o pano de fundo, o cenário e os personagens onde tudo se transcorre e se transforma.
Embarque nestas páginas de saudades. Você vai se emocionar lembrando dos Anos Dourados. Se nasceu depois, vai tomar conhecimento, rir, se espantar, achar exagero e até não acreditar que há bem pouco tempo atrás existia um Brasil tão carente e romântico, diferente do país de hoje.
Guilherme Cardoso, nos conta de maneira detalhada como era a vida naquela epoca, em como o tempo passava devagar e sem esse corre-corre da vida que levamos hoje.
Naquele tempo, em Belo Horizonte, no bairro Pompéia, os padres Capuchinhos eram considerados como os grandes sábios, aqueles que detinham total poder sobre os conhecimentos e por ter esse tal poder, eles ditavam certas regras em comunidades mais carentes. Os Capuchinhos eram bastantes severos, eles determinavam quem poderia ou não assistir à missa, a organização do bairro e até o futebol dos garotos.
Foi em uma dessa comunidades, nos idos dos anos 50, que viveu Guilherme Cardoso, com seu pai e seus irmãos.
O livro é leve e agradável, uma ótima forma de conhecer ou para quem já viveu nessa época, lembrar, sobre a vida e os costumes dos "anos dourados".
"Em belo Horizonte, durante os anos 1960, havia pontos tradicionais de footing, onde moças e rapazes, jovens e adultos, desfilavam seus atributos físicos e seus interesses, de simplesmente namorar. Não existia esse negocio de "ficar". E transar com uma namorada era a coisa mais difícil.
(..)
Todas a s noites, a partir das 19 horas, os rapazes, bem vestidos para impressionar, ficavam perfilados, de pé, e as moças de todas as idades, 15 anos para cima, cores e classes sociais, desfilavam de uma lado ao outro várias vezes. Nunca depois das 10 horas da noite.
(..)
Era um ritual romântico e demorado."
SOBRE A AUTORA DO POST:
Aquariana,baiana arretada e futura engenheira eletricista.Não consegue viver sem guaramix, pão de queijo e chocolate.Completamente viciada em séries (milhares), filmes e livros, principalmete os de gênero romance, histórico e sobrenatural. Adora ouvir qualquer tipo de música, desde forró até a Orquestra Filarmônica de Praga..numa mistureba sem tamanho. |
Não conhecia o livro, parece ser bem interessante.
ResponderExcluirGostei muito da resenha.
Beijos
Não conhecia o livro também, mas mesmo que não tenha vivido na época, algumas coisas boas realmente não voltarão. Triste pensar que a "evolução" econômica fez o país regredir socialmente.
ResponderExcluirBeijos
Conjunto da Obra
Esse parece ser interessantíssimo! Gosto de livros históricos, ainda mais quando o autor narra suas memórias da época e compara o mundo de antigamente com os tempos modernos. É legal ver as mudanças que a sociedade sofreu (e sofre até hoje) sob o ponto de vista de um escritor. Nada é melhor do que viajar nas palavras e viver aqueles momentos como se fossem seus :)
ResponderExcluirAbraços,
http://leitorasanonimas.blogspot.com
O livro foi novidade pra mim, não o conhecia!
ResponderExcluirA resenha está ótima e demonstra o quão interessante deve ser a leitura, descobrindo um pouco mais sobre essa época já passada!
Beijos!
Não conhecia o livro mas, a primeira vista (pela resenha e pela sinopse) não achei muito meu tipo de leitura não. Sei lá, histórias saudosistas me deixam... saudosista hauhauahaa Mesmo que não tenha vivido na epoca citada =P
ResponderExcluirMas alguns de meus livros favoritos tiveram essa temática então acho que leria =)
teh mais
Oi meninas!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, e me fez lembrar da minha mãe, ela gosta muito de filmes e livros que remetem aos anos dourados.
Deve ser legal conhecer esse tempo, no meu caso, rs
Bela dica!
bjs
Dri
Oii flor, eu nunca tinha ouvido falar de um livro assim que falasse sobre os essa época no Brasil, me parece uma ótima opção de leitura.
ResponderExcluirBeeijos
Jaine - Little Things