[Resenha] 127 horas - Aron Ralston

Editora: Seoman
ISBN: 8598903256
Edição: 1
Ano: 2011
Páginas: 432

SINOPSE

Aron Ralston, um experiente alpinista de 27 anos, estava fazendo uma caminhada sozinho em um estreito e remoto desfiladeiro de Utah, nos Estados Unidos, quando ele desalojou uma rocha de quase meia tonelada que esmagou sua mão direita e o pulso contra a parede da montanha. Emergindo de dor lacinant, Aron descobriu que estava completamente preso, e lembrou que não havia avisado para ninguém para onde estava indo - ou seja, a chance de ser resgatado era minima. Com muito pouca agua e comida, o unico instrumento disponivel era um simples canivete que, na quinta noite, ele usou para riscar a parede do canion e escrever seu epitáfio, pois estava certo que de que não veria mais a luz do dia.

"Paixão: Isso que sofro, tolero, suporto, é feito por mim"

De forma realista e impressionante, Aron conseguiu nos passar com os mínimos detalhes toda aquela terrível experiência por qual passou durante os quase 6 dias.

Das belas, exóticas e desertas paisagens que caminhou, das garotas Kristi e Megan, que encontrou no caminho e que fez uma rápida amizade e sobretudo, como conseguiu nos "mostrar" em apenas algumas páginas a imensidão do lugar em que ele se encontrava. Depois de mais alguns detalhes sobre o cânion que ele desejava explorar, Aron começou a relatar a sua luta pela sobrevivência.

Primeiro, pânico!
Ficar com parte do seu braço preso entre duas rochas e não ter ninguém para pedir ajuda não é algo fácil , pior é descrever com a magnitude com que ele escreveu, relembrando passo a passo aquela terrivel situação.

Depois..raiva e arrependimento. Porque aquilo tinha acontecido com ele? Porque não tentara outro caminho?

Durante o decorrer do livro, Aron tem alguns flashbacks de sua infância e de como começou a se aventurar, com seus pais e irmã, ou com seus amigos de faculdade. Justamente durante esses flashbacks que permitem que Aron deseje sair dali e ter forças para continuar resistindo.Por algum tempo, ele até consegue, mas depois que a água começa a se extinguir e o cansaço tomar conta de seu corpo - já que ele está naquela posição a mais de 4 dias- Aron começa a perceber que só existe uma solução, a mais dolorosa de sua vida, mas que com ela, se salvaria.

Não vou mentir, mas em algumas partes ,o livro foi realmente cansativo. Demorei um pouco para terminar essa leitura, justamente porque as vezes eu não tinha a minima ideia de como eram alguns cenários que Aron descrevia; mesmo tendo um mapa no começo do livro, ficou um pouco difícil para quem não conhece esses lugares. Porém, esse livro nos traz à tona, não apenas o tipo de leitura descritiva de regiões e belas paisagens; com ele, pude perceber e entender a mensagem de como a sua vida pode mudar de uma hora para outra e como decisões importantes te afetarão ao longo da sua vida. 

Perto do final, haviam algumas fotos  de Aron e sua família, algumas com os seus amigos, com as garotas que ele conheceu durante seu trajeto e também, por mais assustador e impressionante, a foto da sua mão esmagada, entre as rochas e depois cortada. Realmente, essa foi uma das partes que mais impressionou, como ele ainda teve forças, depois de tudo do que passou para tirar aquelas fotos com uma simplicidade incrível.

Recomendo a leitura desse  livro, por mais que em algumas partes sejam cansativas, o livro em sua integra é muito bom.

"Suando por causa da adrenalina, coloco o canivete multifuncional em cima da rocha encravada e pego a garrafa de água. Não é a hora do meu proximo gole, mas este eu mereço. Quando as primeiras gotas se espalham sobre meus lábios, abro os olhos e olho para o fundo azul sem brilho com distanciamento. Continuo a inclinar a garrafa para cima sem parar, sentindo uma mistura de recompensa merecida e malevolência recalcitrante - como se estivesse fazendo algo perverso, mas não me importasse; vou fazer isso, e o fato de que não devo me dá ainda mais prazer.
- Faça isso - acabe com isso. Não importa."


SOBRE A AUTORA DO POST:
Biia
Aquariana,baiana arretada e futura engenheira eletricista.Não consegue viver sem guaramix, pão de queijo e chocolate.Completamente viciada em séries (milhares), filmes e livros, principalmete os de gênero romance, histórico e sobrenatural. Adora ouvir qualquer tipo de música, desde forró até a Orquestra Filarmônica de Praga..numa mistureba sem tamanho.

28 comentários:

  1. Vi o filme mas acho que não leria o livro. Muito tenso o.O

    teh mais

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti ao filme ontem a tarde e tenho que dizer, não tenho estômago não, fui passando o filme pra frente, não consegui ficar assistindo o sofrimento pelo qual ele passou, é terrivelmente angustiante....se não fosse uma história verídica, acho que daí sim eu arriscaria o livro...beijo flor.

    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ai Ai.. deve ser angustiante ler este livro!! Nao sei se tenho estomago!! hahaha

    Adorei a resenha!

    Beijocas
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser impressionante! Eu leria, embora já tenha ouvido várias críticas negativas sobre ele...

    Adorei sua resenha, foi muito sincera!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Pri!!
    Adorei a sua resenha!!
    Também fiquei muito interessada em acompanhar a história após conferir a sinopse do livro, mas após ler a sua resenha a minha vontade só aumentou!!
    Quero conferir de perto os desafios enfrentados pelo personagem no período em que ficou preso no deserto e como ele superou as dificuldades.
    Já entrou para minha enorme lista de desejados.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  6. Já vi o trailer do filme. E achei muito interessante, mas ainda não tive a oportunidade de assirtir. Se eu gostar do filme, eu leio o livro *-*!

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo me passou o filme e sabe quando você pega e da aquela passadinha rapida pra ver como é pra sabe se vai gostar ou não! Parei bem na parte em que ele mutila o braço dele Y-Y não sei se eu teria coregem de ler Agora fico na duvida a resenha está muito boa!

    BJUS MENINAS
    @AngelKiller_
    http://anime-daiki.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Bia, jura que você achou cansativo! Pois eu adoraria ler este livro. Ainda vou ler, sim. Sabe, eu sou montanhista, e já fiz escalda em cannyon, e sei como é perigoso fazer isso sem um guia experiente. Adorei sua maneira de ver a história. Bju

    ResponderExcluir
  9. oie. ^^

    Adorei a resenha.
    tenho bastante vontade de ler esse livro e depois da resenha a vontade só aumentou, pois pelo que li acho mesmo que vou gostar da história. ^^
    Espero que não me canse e que a leitura valha muito a pena. ^^

    beijos Girls. ^^

    ResponderExcluir
  10. Dizem que o livro e o filme são super fortes e para quem tem coração fraco não é indicado né???
    Mas valeu a incicação. E sua resenha consegue nos passar um pouco da tensão vivida por ele.
    Sucesso e vida longa ao blog =)

    ResponderExcluir
  11. Nossa que nervoso em pensar no que ele fez para sair de lá, eu não vi o filme ainda e não sei se tenho coragem de ler o livro.

    Mas gostei da dica diferente, ainda não tinha visto resenha sobre ele.

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  12. Oii fofas, aiin que legal a sua resenha, esse livro nunca me chamou a atenção não e pelo pouco que vi do filme tb não me parece ser assim tão bom, mas como sempre: O livro é melhor que o filme, quero dar uma chance a ele.
    Beeijos
    Jaine - Little Things

    ResponderExcluir
  13. Ei!
    Que tenso!
    Além de dar nervoso, ser cansativo fez o livro perder pontos comigo. Acho que vou ficar no filme mesmo.
    Bjins

    ResponderExcluir
  14. Eu vi o filme e gostei muito. Desde então eu quero ler o livro.
    E apesar de imaginar que deve mesmo ser um pouco cansativo, tbm imagino que seja mais angustiante que o filme.
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Mesmo sabendo que ele tem partes cansativas eu quero muuuito ler! E depois ver o filme. um dia consigo. hehe

    =**
    May
    It Cultura

    ResponderExcluir
  16. Confesso que esse livro não chamou a minha atenção, não sei porque mais não tenho a minima vontade de lê-lo. Quem sabe mais para frente eu me animo. Adorei a resenha xD

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  17. Que legal!!! Gosto de livros deste gênero, se bem que eles têm certa tendência de serem cansativos mesmo!
    A resenha ficou show! Deve ser um livro que vale a pena mesmo! A sinopse é boa!!

    Beijos!

    Mariana Sampaio
    Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  18. Sério que o livro tem partes cansativas? Eu tava crente que o livro te deixava sem ar de tanta ação, bom saber disso.
    Ótima resenha ^^.

    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Só de ler a resenha eu fiquei arrepiada. Todo mundo ficou impressionado com a história desse homem... Haja coragem pra fazer o que ele fez, mas a gente só sabe do que realmente é capaz de fazer quando se vê nessas situações. Fiquei bastante interessada... E quero ver o filme tbm, já me falaram que é muito bom.
    Bjos e sucesso.
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  20. Meninas tem um meme super bacana pra vocês lá no Deputamadre. *-*
    Beijos
    ;**

    ResponderExcluir
  21. Nossa, pera, pára tudo: o colega cortou a prórpia mão fora? Puuuuuuuutz... que tenso! Mas não, eu não leria esse livro pq tenho SÉRIOS problemas com descrições geográficas! Rs..

    Aaaaah, meninas, e me perdoem por ter estado tão ausente. É que a rotina tá me pegando de jeito, rs.. mas vou voltar a visitar vocês, tá?

    Passem lá no blog e comentem na resenha de Bendito Assalto:

    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/2011/07/resenha-bendito-assalto-domingos.html

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. Hey ^^

    Essas coisas muito tensas não dão pra mim, rs.
    Maaaas, com essa sua resenha, fiquei até com vontade! :P

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  23. Oi Bia!

    Ler sua resenha já me deu agonia, imagine ler o livro. Mas eu leria sim, se tivesse oportunidade, pq é o tipo de história que sempre acrescenta algo.

    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  24. Oi meninas!
    Eu não quis assistir esse filme porque sabia que a história ia me dar aflição... por isso não quero ler o livro também =/
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  25. Tbém não havia visto nenhuma resenha. E adorei *-*

    Saudade de passar por aqui..> Finalmente férias o/

    Beijocas,
    Lari -www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi meninas!
    Eu não tenho vontade de ler o livro não. Eu adorei o filme, mas se em formato filme já foi tenso e cansativo, tenho medo do que possa achar do livro rs

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  27. Nossa que situação ruim!
    Quero ler! õ/

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  28. #tenso
    Fiquei angustiada só de ler a resenha, não sei se veria o filme, e pelo que falou do livro, não é o tipo que leria =S

    bjuus

    ResponderExcluir

Comente, opine, se expresse! Esse espaço é seu!!!

Os comentários são moderados e não serão aceitos aqueles que contrariarem nossa política de comentáriosI, apresentando termos ofensivos ou spam.

Caso esteja interessado em parceria ou queira um contato por e-mail CLIQUE AQUI

Retribuiremos a visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...